Passar para o conteúdo principal

Publicado: 10.05.2013

No âmbito do acordo Erasmus com a KEA Copenhagen School of Design & Technology, estudantes dinamarqueses estão a produzir um vídeo promocional sobre a ESCS.

Durante três dias, vinte estudantes dinamarqueses acompanhados por dois professores estiveram na ESCS, com o intuito de fazer um vídeo promocional sobre a Escola. A ideia é promover a ESCS junto dos estudantes dinamarqueses, mostrando-lhes que existe um curso idêntico (Audiovisual e Multimédia) em Portugal e encorajá-los a estudar na Escola. O vídeo terá a duração de três minutos e estará alojado no site da KEA Copenhagen School of Design & Technology. Nestes dias em que estiveram em Portugal, a comitiva escandinava visitou as instalações, captou imagens em várias áreas da Escola e trocou impressões com alunos de Erasmus. Assistiram a alguns trabalhos feitos por escsianos do curso de Audiovisual e Multimédia e fizeram um exercício prático no estúdio virtual.

[Fotografia] A comitiva dinamarquesa durante a visita às áreas tecnológicas da Escola.

Abertura ao mercado nórdico

A visita desta comitiva nórdica à ESCS foi coordenada pelos professores Michael Nielsen e Lau Sommerfeldt. A vinda destes alunos, para além de uma visita de estudo, prendia-se também com a realização do vídeo promocional. Como nos explicou o Prof. Michael Nielsen, os alunos tinham de seguir algumas diretrizes para a produção deste vídeo de divulgação. “O objetivo é realizar um vídeo que deve incluir uma entrevista com um aluno de Erasmus e com um professor da ESCS. Deve conter imagens das salas de aula, de diferentes áreas da Escola e de alunos a socializar durante o intervalo, intercaladas com imagens do centro de Lisboa”, explicou o professor. A realização deste vídeo poderá trazer alguns benefícios para a ESCS, no que diz respeito ao intercâmbio entre alunos. Segundo a Prof.ª Dr.ª Carla Medeiros, Vice-Presidente da ESCS e Coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais, “este vídeo de divulgação é uma forma de promover a Escola no mercado nórdico, de abrir as nossas portas e convidar os alunos dinamarqueses a estudar cá”. Para a docente, estes protocolos de Erasmus são muito importantes, “pois permitem que a ESCS consolide o seu papel de Escola de Comunicação na Europa” e, ao mesmo tempo, dão a conhecer aos alunos outras Escolas “pelas quais poderão optar na altura de escolher o seu destino de mobilidade Erasmus”, referiu.

“Instalações fantásticas”

Como afirmaram os coordenadores escandinavos, “existem bastantes diferenças culturais entre Portugal e a Dinamarca”. “Foi interessante ver como os nossos alunos experienciaram os costumes portugueses”, disse o professor Michael Nielsen. No que respeita aos planos curriculares dos cursos, “são muito idênticos, os programas e tecnologia utilizados são praticamente os mesmos”, referiu. Durante a visita, os membros da comitiva ficaram impressionados com as instalações da Escola. “A comitiva ficou com uma excelente impressão da Escola, quer ao nível das instalações, principalmente dos estúdios de televisão, quer ao nível do currículo do curso de Audiovisual e Multimédia”, mencionou a Vice-Presidente da ESCS. O Prof. Michael Nielsen agradeceu, em nome de toda a comitiva dinamarquesa, a oportunidade de visitar a Escola. “Foi uma estadia muito proveitosa. Acredito que as escolas possam chegar a outros acordos na área da comunicação”. No que diz respeito aos alunos dinamarqueses, “foi uma experiência enriquecedora. Foi muito bom vê-los tão entusiasmados”, disse o professor. “O facto de estarem num país diferente, num ambiente que não lhes é favorável, é um desafio muito importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, concluiu.