Conversas sobre Justiça Ambiental

Publicado: 23 maio 2019

A segunda edição das Media Talks procurou consciencializar estudantes e profissionais da Comunicação sobre questões relacionadas com o meio ambiente.

A coordenação da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e a secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO), em parceria com a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) e a Plataforma Portuguesa das ONGD, organizaram, no dia 16 de maio, a segunda edição das Media Talks: “Comunicar (com) Liberdade & Responsabilidade”.

“Um meio ambiente saudável é um direito universal” foi o mote para a segunda edição das Media Talks.
Fotografia gentilmente cedida pela DECO.

Subordinada ao tema “Justiça Ambiental”, a iniciativa contou com duas mini talks: “ABC das Alterações Climáticas” e “Justiça Ambiental e os Consumidores”. Na primeira, José Luís Monteiro, da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, apresentou uma síntese de conceitos relacionados com a temática das Alterações Climáticas. Na segunda, Paulo Fonseca, Graça Cabral e Rita Soares, da DECO, promoveram uma dinâmica com os participantes, abordando questões associadas aos consumidores, na ótica do conceito de Justiça Ambiental.

À esq.: José Luís Monteiro (Oikos – Cooperação e Desenvolvimento). À dir.: Paulo Fonseca (DECO).
Fotografia gentilmente cedida pela DECO.

Os trabalhos encerraram com a conferência, proferida pela Doutora Sofia Guedes Vaz, dedicada ao tema “Pensar ambiente é pensar em ética”. Com um vasto currículo nas áreas da Engenharia e Filosofia do Ambiente, a especialista partilhou a sua experiência enquanto protagonista do projeto “De Lisboa ao Porto são 555 mil passos em nome do ambiente”, no qual percorreu a pé a distância entre as cidades, com o objetivo de alertar a sociedade para a realidade ambiental do país. No final da sua intervenção, Sofia Guedes Vaz desafiou a plateia a assumir um compromisso com o ambiente, a partir de três máximas: desacelerar e repensar a relação com o tempo; sentir mais o ambiente; e focar na frugalidade.

Para a Doutora Sofia Guedes Vaz, os problemas ambientais são, sobretudo, uma questão ética.
Fotografia gentilmente cedida pela DECO.

TEXTO: gentilmente cedido pela organização das Media Talks e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).
FOTOGRAFIA: gentilmente cedidas pela DECO.