Publicado: 06.09.2013

Formado em 2008 por um grupo de estudantes que se juntava para fazer trabalhos na área do audiovisual, o nAV é um núcleo aberto a todos os alunos e ex-alunos. É um espaço que se caracteriza pela transmissão de conhecimentos dos mais velhos para os mais novos e que permite aos seus membros complementar e consolidar a sua formação audiovisual.

Cinco anos passados após a sua fundação, o legado mantém-se e a passagem de conhecimentos entre alunos continua. O nAV (Núcleo Audiovisual) é uma atividade extracurricular da Escola Superior de Comunicação Social onde os alunos podem, através de workshops ou outras sessões formativas, aprender a trabalhar com material profissional e pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas.

[Fotografia] Joana Lemos durante a realização do live streaming do evento "10 anos AM".

Formação e experimentação

Com cerca de 60 membros inscritos no ano letivo 2012/2013, o nAV tem como principais objetivos a formação e experimentação, para que cada aluno possa experimentar novas formas de comunicar através do som e imagem. A formação consiste na passagem de conhecimentos entre alunos e a realização de workshops (teóricos e práticos). A experimentação advém da participação em projetos, onde os alunos têm a oportunidade de aprender em ambientes de dinâmica de trabalho semelhantes aos que vão encontrar no futuro, mesmo que não sigam a área do audiovisual. Para Joana Lemos, Presidente do nAV e aluna do 3.º ano do curso de Audiovisual e Multimédia (AM), “organização, preparação, resolução de problemas e trabalho em grupo são questões sempre presentes no dia-a-dia” e no nAV os alunos podem aperfeiçoá-las. “Isto permite-nos adquirir know-how e ser mais proactivos”, mencionou. Para além dos projetos audiovisuais, existem outras áreas da comunicação que os alunos podem explorar no núcleo. “Temos uma presença ativa nas redes sociais que precisa de ser gerida. Na área do design, temos a elaboração de cartazes, fotografias e ilustrações para informar dos nossos projetos. Estamos a tentar desenvolver o nosso site, por isso pode haver trabalhos de web design e programação”, disse Joana Lemos.

Iniciativas e atividades

Durante o ano letivo, o núcleo realiza diversos tipos de iniciativas. Entre elas, a realização de vídeos e o streaming online de eventos em direto e multicâmara, incluindo a sua edição, como por exemplo a conferência “Mostra-te”, a Palestra de Hugo Veiga na ESCS, o making of da presença dos alunos da ESCS no IndieLisboa e o 17.º Tuna M’Isto na Aula Magna. “Respeitamos toda a lógica do produto audiovisual, desde a pré-produção até ao produto final, com o intuito de preparar os nossos membros para o mercado de trabalho”, referiu Tiago Eleutério, Vice-Presidente de Produção e aluno do 2.º ano de AM. Para o ano letivo 2013/2014, o nAV já tem uma parceria com a AEESCS para a cobertura do X Arraial Escsito, e está a preparar o curso básico de audiovisual que oferece aos seus membros. Neste curso são realizados vários workshops (guionismo, produção, captação/edição áudio e vídeo, iluminação, entrevistas e grafismo digital) ministrados por profissionais da área e servem para que os seus associados tenham noção do tipo de trabalho que se faz nesta área e de como esta funciona profissionalmente. “O núcleo tem o auxílio da Escola, que disponibiliza o material e os espaços necessários para as nossas atividades, como as ilhas de edição, salas de aula ou os estúdios de televisão”, concluiu Tiago Eleutério.