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Publicado: 15.12.2025

No passado dia 15 de dezembro de 2025, foi lançada a nova edição da Revista Comunicação Pública, que já se encontra disponível para consulta em acesso aberto no site IPL Journals.


A Comunicação Pública n.º 39 (Vol. 20) corresponde a um número com Dossiê Temático, dedicado ao tema Serviço Público de Média e Inovação, e é editado por Elton Bruno Pinheiro e Luís António Santos, investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Este dossiê propõe uma reflexão analítica sobre os Serviços Públicos de Média a partir de uma perspetiva multidimensional da inovação, entendida não apenas no seu sentido tecnológico, mas também simbólico, social, político e cultural. Os textos reunidos abordam desafios contemporâneos como a desinformação, os discursos de ódio, o negacionismo científico, a participação cidadã, a democracia e o papel dos media públicos no contexto sociodigital.

A nova edição da revista científica conta com um conjunto diversificado de artigos, entrevistas e recensões, assinados por investigadores e profissionais nacionais e internacionais, entre os quais se destacam:

“De 2015 a 2025: O que fica e o que muda no Contrato de Concessão do Serviço Público de Média português”, de Felisbela Lopes e Clara Almeida Santos

“IA generativa na BBC: analisando o posicionamento de um serviço público de mídia”, de João Pedro Malar e Elizabeth Saad

“Telejornalismo público e negacionismo científico: o combate à desinformação sobre a vacinação na pandemia de COVID-19”, de Acsa Roberta Macena da Silva, Heitor Costa Lima da Rocha e João Carlos Ferreira Correia

“#EmergênciaClimática: como os media portugueses usam (ou não) o jornalismo construtivo para falar sobre o clima”, de Paula Cordeiro

“Residências em comunicação popular e programação diversa: estratégias de inovação da rádio universitária Paulo Freire”, de Gustavo Cabrera Christiansen e Giovana Borges Mesquita

“Inovação e democracia: pacto ético-político e a mesa constitutiva pela segurança dos jornalistas no Uruguai”, de Pedro Russi e Alvaro Pan Cruz

“Defensorias de audiências na América Latina: inovação e demanda social pelo direito à comunicação”, de Rose Dayanne Santana Nogueira e Fernando Oliveira Paulino

O número inclui ainda entrevistas dedicadas à inovação no serviço público de média, um artigo na secção Artigos, bem como recensões críticas de obras recentes no campo do jornalismo e da comunicação.
 

Sobre a revista

A Comunicação Pública é uma revista científica fundada em 2005 na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS). Publicada semestralmente, em junho e dezembro, a revista adota um rigoroso sistema de arbitragem científica e assume-se como um espaço de reflexão multidisciplinar sobre as formas de comunicação humana, em acesso aberto.


Call for papers

A submissão de artigos para o próximo dossiê temático da revista, dedicado ao tema “SUSTENTABILIDADE, GREENWASHING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR”, decorre até 2 de março de 2026. O número 40 será publicado em junho de 2026.

Consulte aqui todas as informações sobre o call for papers para a Comunicação Pública n.º 40.

📩 Para mais informações, contacte: cpublica@escs.ipl.pt


Texto: Serviço de Comunicação (Gabcom)