Publicado: 22.10.2013

Publicado: 22/10/2013

Com o objetivo de divulgar as tendências mundiais de investigação realizadas no contexto das Ciências da Comunicação, a Escola Superior de Comunicação Social acolheu, entre 17 e 19 de outubro, o 8.º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação – SOPCOM.

O congresso, que se realiza de dois em dois anos, em sistema de rotatividade entre as universidades nacionais, tem como finalidade a promoção e desenvolvimento das Ciências da Comunicação em Portugal. O tema escolhido para este ano foi “Comunicação Global, Cultura e Tecnologia”, que segundo o Presidente da ESCS “é um tema relevante nos dias de hoje e um assunto pertinente que deve ser objeto de estudo”. A organização do evento esteve a cargo da ESCS, da SOPCOM e do ICML.

[Fotografia] Intervenientes na Sessão Inaugural do 8.º Congresso SOPCOM, no Auditório Vítor Macieira.

“Espaço de discussão e debate”

O Congresso trouxe até à ESCS um conjunto de investigadores e docentes, nacionais e estrangeiros, da área das Ciências da Comunicação. “Esta é uma forma de a Escola mostrar que é uma instituição de referência na Comunicação”, disse Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS e da Comissão Organizadora do 8.º Congresso da SOPCOM, referindo-se à importância da realização do evento na ESCS. O Presidente da Comissão Organizadora reconhece a importância do mesmo para a comunidade científica, uma vez que é uma montra para que “investigadores de diferentes instituições mostrem e discutam as suas investigações e percebam quais as tendências da investigação em Comunicação”, disse. Jorge Veríssimo faz um balanço final positivo. “O Congresso correu muito bem e os participantes reconheceram a nossa dinâmica de organização e investigação”. Do ponto de vista científico, é também positivo o facto de, entre as mais de duas centenas de comunicações provenientes das sessões paralelas, haver muitos docentes e ex-alunos de mestrado a apresentar as suas comunicações e reflexões.

Nos bastidores

A 8.ª edição do Congresso SOPCOM teve, na sua organização, dezenas de pessoas, entre docentes, funcionários e alunos da ESCS. Estes últimos ajudaram, de uma forma voluntária, na preparação e no funcionamento do evento. Também os núcleos de atividades extracurriculares da Escola marcaram presença. Esta foi uma boa oportunidade para que os alunos pudessem trabalhar ativamente na cobertura de um Congresso e ver o seu funcionamento por dentro. O nAV e a ESCS FM transmitiram em direto as sessões plenárias, o E2 fez entrevistas aos intervenientes e o nf tirou fotografias durante os dois dias de Congresso. O jornal 8ªColina e a ESCSMagazine elaboraram peças jornalísticas que posteriormente publicaram nos seus sites. A escstunis presenteou os convidados com uma atuação, durante o jantar que encerrou o primeiro dia do evento.

Homenagem a Joel Frederico da Silveira (1953-2009)

Durante a sessão inaugural do Congresso, Jorge Veríssimo lembrou e homenageou Joel Frederico da Silveira, professor da ESCS, membro-fundador da SOPCOM e Presidente do 1.º Congresso desta Associação. “Um homem bom, defensor de causas e ideias, um pensador livre e intelectual”, disse o Presidente da ESCS.