Publicado: 16.06.2021

A conferência “Comunicação: Redesenhar a Indústria, Refazer o Mundo” encerrou uma série de iniciativas que assinalaram o 30.º aniversário do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.

O ano letivo 2020/2021 ficou marcado pelas comemorações dos 30 anos da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), fundada, em 1990/1991, pelo Prof. José Viegas Soares. Uma equipa composta por docentes da secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, em conjunto com antigos estudantes e atuais alunos que participam na atividade extracurricular PRLAB, dinamizaram várias iniciativas, com o objetivo de assinalar a efeméride. A conferência “Comunicação: Redesenhar a Indústria, Refazer o Mundo”, que teve lugar no passado dia 2 de junho, através da plataforma online Zoom, encerrou as celebrações.

Imagem ilustrativa da conferência
A conferência encerrou as comemorações do 30.º aniversário da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.

A conferência pretendeu posicionar a Comunicação como uma alavanca capaz de redesenhar a indústria e refazer o mundo. De igual forma, procurou chamar a atenção para a “Década da Ação”, uma iniciativa das Nações Unidas que visa mobilizar vontades e apelar à urgência de fazer face à crise climática e de combater a pobreza e a desigualdade. Para debater este tema e equacionar o papel da Comunicação e das Relações Públicas no tecido empresarial, foram convidados quatro representantes de grandes organizações, sendo dois deles diplomados em RPCE: João Duarte (Head of Communications Global Infrastructure and Networks no Enel Group, em Itália, e licenciado em RPCE), Vítor Grencho (Director External Affairs na ‎Philip Morris International e licenciado em RPCE), Andreia Gomes (Senior Head of Employer Brand & People Communications na ‎Farfetch) e António Ferrari (Assessor de Comunicação da ONU para Portugal). Ana Martins, docente na ESCS e Diretora-Geral de Clientes e Desenvolvimento na LPM, moderou a conversa.

Ao longo de mais de duas horas, os oradores partilharam a sua visão sobre os desafios a que a área das Relações Públicas tem de dar resposta, de forma a posicionar as organizações e garantir uma atuação ética e sustentável, de acordo com os valores atuais de defesa do ambiente e das igualdades sociais. No final, aproveitando a presença do Assessor de Comunicação da ONU para Portugal, o curso de RPCE comprometeu-se a continuar a formar profissionais de acordo com os princípios expressos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Como resposta a um desafio lançado pela moderadora da conferência, António Ferrari partilhou uma declaração recentemente proferida pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres: “2021 é o ano do tudo ou nada para enfrentar a emergência climática. A ciência é clara. Para limitar a subida da temperatura do planeta a 1,5 graus centígrados, temos de cortar as emissões mundiais até 2030 em 45%, em relação aos níveis de 2010”.

TEXTO: gentilmente cedido pela equipa organizadora dos 30 anos de RPCE e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).