Chegou ao fim o projeto CALL

Publicado: 23 junho 2022

O projeto CALL, do qual a ESCS é parceira, reforçou as competências de comunicação de 28 Organizações da Sociedade Civil.

O passado dia 22 de maio marcou o encerramento do projeto CALL – Communication & Advocacy Learning Lab, promovido pela FEC (Fundação Fé e Cooperação), em parceria com a ESCS e a Norsensus Mediaforum. A iniciativa foi apoiada pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens Fund, financiado pelos EEA Grants e gerido, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto. A participação da ESCS no projeto CALL surgiu no seguimento do projeto de investigação “A Comunicação em Organizações da Sociedade Civil: do Conhecimento ao Reconhecimento”, desenvolvido, em 2016, pela secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO).
Ao longo dos 28 meses em que o projeto decorreu, foram capacitadas 28 Organizações da Sociedade Civil (OSC), envolvidos 60 profissionais, realizadas 16 auditorias de comunicação, definidos e implementados 16 planos de ação e foi criada a primeira campanha de advocacy conjunta de dez OSC, intitulada “Uma ação por um dia, a mudança que faria!”.

Os vencedores da 1.ª edição dos “Advocacy Awards”, no evento de encerramento do projeto CALL.

A participação da ESCS

A ESCS, pioneira em Portugal em investigação na área da Comunicação de Interesse Público e de Advocacy, participou, ativamente, desde 2019, em diferentes momentos do projeto, através de uma equipa de docentes da secção de RPCO:

• Formação “Media Training Course for NGO” (setembro de 2020);
• Formação “Communication for Behaviour and Social Change” (fevereiro de 2021);
• WorkshopFrom Empowerment to Advocacy for Social Change” (novembro de 2021);
• Conceção do Guia “Os Média: Orientações Práticas – Um Guia para as Organizações da Sociedade Civil”;
• Realização de auditoria de comunicação a 16 OSC, com relatório de diagnóstico;
• Definição, acompanhamento e implementação de Planos de Ação de 16 OSC;
• Edição do livro “A comunicação das organizações da sociedade civil: do empowerment à advocacy” (brevemente disponível).

Com Coordenação Científica da Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes, coordenadora da secção de RPCO, estiveram envolvidos nos diferentes momentos do projeto vários docentes da ESCS: Ana Raposo, Andreia Garcia, Diogo Bernardo, Mariana Pereira e Tatiana Nunes.

No rescaldo do projeto, Patrícia Fonseca (FEC), responsável da gestão do projeto CALL, considerou que as metas foram superadas, tendo sido dado um passo importante na capacitação das OSC, que desempenham um importante papel na transformação social, pela proximidade e mobilização das comunidades e pelo seu contributo para a influência de políticas públicas.

Evento de encerramento

No passado dia 23 de maio, a Fundação Calouste Gulbenkian acolheu o evento de encerramento da iniciativa, que teve como objetivo promover a reflexão e dar a conhecer os resultados do projeto.

A Prof.ª Tatiana Nunes, na conferência “Capacitar para Mudar: O poder da comunicação”.

Na cerimónia, a Prof.ª Tatiana Nunes protagonizou uma conferência intitulada “Capacitar para Mudar: O poder da comunicação”. Foi, ainda, apresentado o vídeo do projeto e inaugurada a Exposição “From Empowerment to Advocacy for Social Change”, que recorre à realidade aumentada para retratar a história de seis organizações da sociedade que, num processo de aprendizagem e aperfeiçoamento constante, procuram na comunicação um meio para melhor cumprir a sua missão. No final, foram entregues os prémios da 1.ª edição dos “Advocacy Awards”, que reconheceram, pela primeira vez em Portugal, ações relevantes de comunicação e advocacy para a transformação social, promovidas por OSC. O júri, composto por Conceição Zagalo (GRACE), Isabel Figueiredo (Grupo Renascença), Mariana Pereira (ESCS e FEC) e Tatiana Nunes (ESCS), atribuiu o Prémio à  Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, que, com uma petição, advogou pela alteração da legislação do trabalho, de modo a que o tempo de luto parental fosse alargado de 5 para 20 dias. Foram, ainda, destacadas, com duas Menções Honrosas, a Fundação Gonçalo da Silveira e a Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães.

Exposição “From Empowerment to Advocacy for Social Change”.

TEXTO: gentilmente cedido pela equipa do CALL e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
FOTOGRAFIAS: gentilmente cedidas pela equipa do CALL