Bonjour, Paris!

Publicado: 15 maio 2018

Cinco escsianos viajaram com o Prof. João Rosário até Paris, para representar Portugal e a ESCS em mais uma edição do HEDCOM.

A ESCS foi, mais uma vez, a representante nacional do projeto HEDCOM, uma iniciativa que agrega uma rede de instituições de Ensino Superior europeias, inserida na BUSINET (Global Business Education Network). A fase final realizou-se entre 18 e 20 de abril, no ISTEC – Ecole Supérieure de Commerce et Marketing, em Paris.

A comitiva portuguesa em Paris. Da esq. para a dir.: Carolina Jorge, Milene Ferreira, Ana Alexandra Lima, Mafalda Araújo, Pedro de Almeida e o Prof. João Rosário.

Ana Alexandra Lima, Carolina Jorge, Mafalda Araújo, Milene Ferreira e Pedro de Almeida, alunos do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing, acompanharam o Prof. João Rosário na viagem à capital francesa. Os escsianos foram divididos por grupos, tendo de trabalhar com colegas de outras instituições, de países como a Bélgica, a França, a Holanda e o Reino Unido. O docente orientou um dos grupos.

Briefing

Os estudantes conheceram o processo de trabalho da designer Noémie Briand.

Tendo como base a tradição francesa no setor da joalharia, o briefing deste ano consistiu na realização de um plano de comunicação para a empresa da designer Noémie Briand, que produz peças personalizadas e de forma sustentável, através da reciclagem e da aquisição de materiais aprovados por organizações não governamentais de sustentabilidade e ética do ramo.

O Prof. João Rosário explica que os alunos começaram a trabalhar em fevereiro. A fase inicial consistiu numa “auditoria à situação da empresa e estudo de mercado, incluindo aspetos como análises PEST, SWOT, da Concorrência e de Consumidor”. Nesta etapa, o trabalho foi feito apenas pelos estudantes de cada escola, sendo, posteriormente, tornado público para todas as instituições. “O estudo realizado pelo grupo de alunos da ESCS foi muito elogiado pela organização, com comentários como: Thank you ​and congratulations to your team, they set a high bar for the other teams”, refere, com orgulho, o docente.

Em Paris, os estudantes conheceram a designer de joalharia Noémie Briand, a quem apresentaram planos de comunicação para a sua marca.

Já em Paris, os estudantes juntaram-se em equipas internacionais, para desenvolver o plano de comunicação e a apresentação, que defenderam, na tarde do dia 20, perante Noémie Briand. “Globalmente, o projeto foi um sucesso, tendo todos os alunos gostado muito de participar no mesmo, o qual também lhes permitiu um contacto com diferentes culturas e formas de trabalhar”, conclui o Prof. João Rosário.

TEXTO: gentilmente cedido pelo Prof. João Rosário e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).
FOTOGRAFIAS: gentilmente cedidas pelo Prof. João Rosário.