Passar para o conteúdo principal

Publicado: 02.09.2016

O Prof. Pedro Lopes, docente da ESCS, foi distinguido com o prémio de Melhor Argumentista nos Prémios aTV.

A quinta edição dos Prémios aTV, promovidos pelo site A Televisão, teve, entre os seus nomeados, dois ex-alunos e dois docentes da ESCS. Após a votação do público, o Prof. Pedro Lopes, Diretor-Geral de Conteúdos da SP Televisão, venceu na categoria de Melhor Argumentista, pela autoria da novela “Coração d’Ouro”, da SIC.

O docente é Diretor-Geral de Conteúdos na SP Televisão.

Este ano, para além da distinção nos prémios aTV, a novela foi, também, finalista no Moondance International Film Festival, na categoria Written Works, e conquistou a medalha de ouro do International Television and Film Awards, na categoria Telenovela. Este último prémio conferiu ao docente o convite para fazer parte do grand jury do festival, em 2017.

O caminho para o sucesso

Pedro Lopes refere que sempre se interessou por literatura, teatro, cinema e música, envolvendo-se, durante os tempos de faculdade, em muitas atividades culturais. Por isso, trabalhar em entretenimento “acabou por ser um caminho natural”. O docente começou a sua carreira como professor de História, decidindo, posteriormente, investir na área da Televisão, na qual já tinha trabalhado durante a sua formação académica. Após colaborar com a Endemol e a NBP (atualmente, Pural), entrou para a SP Televisão, onde desempenha a função de Diretor Geral de Conteúdos, desde 2007. “O desafio que me lançaram na altura foi o de criar uma estrutura de autores que elevasse o patamar de qualidade da nossa ficção”, explica.

O professor coloca o público, que segue diariamente o trabalho desenvolvido, em primeiro lugar e refere-se aos prémios recebidos como “uma outra realidade” que o deixam “particularmente orgulhoso”, uma vez que são distinções promovidas pela indústria. “É o reconhecimento dos nossos pares ao trabalho que temos vindo a desenvolver”, sublinha.

Para além do trabalho que desenvolve na SP Televisão, Pedro Lopes é professor das disciplinas opcionais de Comunicação Audiovisual (Conceção e Desenvolvimento), no mestrado em Audiovisual e Multimédia. Apesar da quantidade de trabalho que duas carreiras acarreta, o docente destaca que “[gosta] muito do que [faz], de partilhar o que [sabe] e de ver os alunos a descobrirem a sua própria voz, enquanto autores”.

Fotografia gentilmente cedida pelo Prof. Pedro Lopes.