Passar para o conteúdo principal

Publicado: 03.05.2013

A licenciatura em Audiovisual e Multimédia celebrou o décimo aniversário, com um conjunto de iniciativas alusivas às várias áreas e saídas profissionais que o curso oferece.

No ano letivo de 2002/2003, a Escola Superior de Comunicação Social lançava um novo curso: a licenciatura bietápica em Audiovisual e Multimédia (AM). Uma década depois, e já adequada ao Tratado de Bolonha, comemorou-se o décimo aniversário do curso. No início deste ano letivo, o Prof. Dr. Ricardo Rodrigues lançou o desafio para a organização de um evento que assinalasse os 10 anos de AM. Cerca de dez pessoas juntaram-se ao projeto e, a partir daí, tudo nasceu. “Começou-se a ter a ideia para a comunicação, a montar a agenda do evento e quais seriam os conteúdos que o mesmo teria”, disse. Reunida essa informação, apresentaram o projeto à Direção do curso que deu o seu parecer favorável. Propuseram a ideia à Direção da Escola que de imediato apoiou a iniciativa.

[Fotografia] O evento serviu como ponto de encontro para vários escsianos.

“Estamos de parabéns”

A comemoração dos 10 anos de AM, no passado dia 24 de abril, trouxe muitos ex-alunos de volta à Escola, ou na qualidade de público para assistir às palestras e workshops, ou como oradores e intervenientes nas mesmas. A adesão do público às várias iniciativas foi significativa. Estas estavam agrupadas em quatro temáticas: Aprender (6 palestras), Fazer (6 workshops), Lembrar (exposição) e Descontrair (concurso e ciclo de curtas-metragens). “Foi engraçado ver a interação entre ex-alunos, alguns deles não vinham à ESCS desde que terminaram o curso”, referiu o Prof. Dr. Ricardo Rodrigues, um dos principais impulsionadores da realização dos 10 anos AM. Melanie Afonso, oradora na palestra sobre Produção e ex-aluna pertencente à primeira turma da licenciatura em AM, gostou de regressar à Escola. “Foi muito interessante falar com os alunos que assistiram à palestra e transmitir a minha experiência”, disse. Segundo o Prof. Dr. João Abreu, diretor da licenciatura em AM, “nas iniciativas que se sucederam ao longo do dia, conseguiu-se uma visão daquilo que o curso dá e do que é capaz”. Os núcleos de atividades extracurriculares também estiveram envolvidos nas festividades. O nAV fez o streaming das palestras realizadas na sala 2P9 e recolheu imagens das outras iniciativas, o número f tirou fotografias durante todo o evento e a ESCS FM fez várias notícias durante todo o dia.

“Há 10 anos atrás…”

 

A licenciatura em AM foi pioneira e apareceu antes de algumas profissões associadas ao multimédia. “A Escola teve essa visão e conseguiu antever uma necessidade de mercado. Os primeiros alunos finalistas do curso de AM foram imediatamente absorvidos pelo mercado de trabalho”, referiu o Prof. Dr. João Abreu. Em 10 anos, muitas coisas mudaram na Escola. “A licenciatura está mais consistente e está-se a impor”, afirmou o Prof. Ricardo Rodrigues. Tendo em conta que o curso tem apenas dez anos e a primeira ‘fornada’ de alunos terminou há seis, “é surpreendente ver os trabalhos que pessoas, que com cerca de seis anos de experiência profissional, fazem e mostram muito mais que aquilo que lhes foi ensinado. Conseguiram uma enorme evolução num curto espaço de tempo”, afirma o diretor da licenciatura. Para o Prof. Ricardo Rodrigues, “é engraçado, perceber as movimentações que os ex-alunos fizeram no mercado de trabalho. Passados estes anos, “já há alguns escsianos a chegar a lugares de destaque”, concluiu o docente.

[Fotografia] ESCS FM, nAV e número f fizeram a cobertura do evento.