Publicado: 12.12.2022

A sessão de lançamento da 8.ª edição do Programa de Mentoring de PM juntou alunos finalistas e antigos estudantes dos cursos de licenciatura e de mestrado em Publicidade e Marketing.

O Programa de Mentoring de Publicidade e Marketing (PM) promove a partilha de experiências entre estudantes finalistas de licenciatura e de mestrado em PM e os alumni destes cursos, aproximando os futuros profissionais da área ao mercado de trabalho e reaproximando os antigos estudantes à ESCS.

A sessão de lançamento da 8.ª edição da iniciativa decorreu no passado dia 24 de novembro. Em 2022, o programa recebeu candidaturas de 53 mentees e 37 mentores, que, ao longo do ano letivo 2022/23, trocarão conhecimentos e experiências, fazendo a ponte entre a Academia e o mundo laboral. Após terem sido acolhidos, na sala 2P9, os participantes tiveram a oportunidade de se conhecer melhor, num ambiente mais descontraído, durante a Welcome Drink, que teve lugar no foyer do piso -1.

Mentoring PM
A Prof.ª Alexandra David, Vice-Presidente da ESCS e membro da comissão organizadora do Programa de Mentoring de PM, deu as boas-vindas aos participantes da iniciativa.

Conheça, abaixo, os testemunhos de dois mentores e de um mentee do Programa de Mentoring de PM:

Gonçalo Martinho (mentor)

Gonçalo Martinho

O programa de mentores da Escola é uma excelente iniciativa que ajuda a aproximar os alunos do mercado de trabalho, partindo, desde logo, de um ponto comum: a formação na ESCS.

Como mentor, posso dizer que a ideia de poder ajudar a guiá-los, desmistificar algumas preconceções e clarificar alguns pontos, relativamente à indústria de uma forma mais prática – e tendo em conta o contexto real e atual do mercado –, é altamente gratificante. Faz-me sentir que estou a devolver um pouco do que aprendi e a contribuir para ajudar talento jovem, ao mesmo tempo que se criam ligações entre escsianos de diferentes gerações. É especial.

Trata-se, sem dúvida, de uma iniciativa que gostava que tivesse existido no tempo em que fui aluno. Sinto que, muitas vezes, existe uma dificuldade real dos recém-formados – perfeitamente normal e comum à grande maioria – em perceber o que o mercado procura, em saber como e para onde se devem movimentar, como se podem posicionar e muitas vezes até que caminho seguir – especialmente na indústria criativa, onde a mudança e a evolução acontecem de forma rápida. A formação na ESCS é abrangente e, dentro de um curso, é-nos possível seguir inúmeros caminhos, o que, por um lado, é vantajoso, mas, por outro, pode gerar alguma incerteza em quem está a começar. É importante perceber que a ESCS é só o início e que quanto mais informação os alunos tiverem sobre o que se passa fora do reduto da Escola, mais preparados vão estar para tomar decisões no que diz respeito aos seus futuros profissionais. Nesse sentido, acho que este programa é uma mais-valia e que pode, de facto, ajudar a encurtar um pouco a diferença entre a perceção que os alunos têm do mercado de trabalho e o que vão encontrar na realidade.

Maria Moura (mentora)

Maria Moura

Falo em primeira voz, como alumna ESCS, que, da comunicação social ao marketing, faço carreira em otimização e estratégia digital. Entrar e vingar no mercado de trabalho é assustador, principalmente quando saímos da nossa primeira graduação. Nunca esperei ou sonhei superar-me a mim mesma. É por essa razão que doar o meu tempo e investir nos meus futuros colegas e, quem sabe, futuros chefes, faz todo o sentido. Conto com todas as equipas que tive até hoje. Nesse seguimento, a melhor forma de agradecer o que me ensinam é retribuir da mesma forma.

João Roldão (mentorando)

João Roldão

O programa de Mentoring de PM é uma excelente iniciativa, tanto para os mentees – que ganham um apoio na transição para o mercado de trabalho –, como para os mentores, que acabam por nunca perder o contacto da Escola e conhecem futuros profissionais da área. Fiquei bastante surpreendido com a sessão de abertura e com o meu mentor, porque tem uma bagagem profissional e pessoal muito interessante e que inspira bastante por ter um percurso dinâmico e diferente.

Fotografia do evento gentilmente cedida pela comissão organizadora do Programa de Mentoring de Publicidade e Marketing.
Fotografias dos mentores e do mentorando gentilmente cedidas pelos próprios.