Publicado: 03.07.2019

O curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e a secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional voltaram a abrir portas a todos os interessados na área das Relações Públicas, na segunda edição do PR Open Day.

No passado dia 3 de maio, a ESCS acolheu a segunda edição do PR Open Day. A iniciativa foi organizada pela coordenação do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e pela secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO) e teve o apoio da atividade extracurricular PRLAB.

O evento contou com a participação de docentes, de alunos e antigos alunos de RPCE e de estudantes do Ensino Secundário.

O programa do PR Open Day, dividido em dois momentos (manhã e tarde), foi composto por um conjunto de sessões – em formato de workshop, apresentação e debate –, que abordou diversos temas relevantes para a área das Relações Públicas (RP). Cada sessão foi dinamizada por um docente, por um estudante finalista e por um antigo aluno do curso, atualmente a trabalhar na área das RP.

O primeiro momento do dia foi direcionado para os alunos da Escola e contou com três workshops: “Como preparar uma candidatura de emprego com êxito”, que deu a conhecer ferramentas de apoio às candidaturas; “Social Media Vídeo 101: como captar, editar e publicar de forma rápida”, que permitiu a gravação e edição de um vídeo de forma simples, rápida e fácil; e “Onde, quando e o que dizem sobre a minha organização?”, em que, com recurso à plataforma Hypefactors, se abordou a temática da monitorização e avaliação da comunicação de uma organização.

A parte da tarde, aberta a toda a comunidade e interessados na área das RP, contou com outros dois workshops: “A Comunicação Digital como potenciador do sucesso organizacional”, em que se analisou a forma como a comunicação digital se encontra integrada e orientada para ajudar ao sucesso da organização; e “Como fazer uma apresentação de sucesso”, que permitiu desenvolver estratégias para cativar uma audiência, construir um bom suporte de apresentação e aprender formas de transmitir mensagens claras e coerentes.

Ao longo da tarde, foram promovidas duas sessões. “Frente-a-frente: Agência Vs. Cliente”, um momento de partilha e reflexão, juntou dois profissionais da área que exploraram os pontos fortes e os desafios do desempenho profissional das RP em agências e consultoras de comunicação, por um lado, e em gabinetes de comunicação, por outro. Na sessão “RP à Primeira Vista”, em que foi recriado o ambiente de um bootcamp, 27 estudantes finalistas de RPCE tiveram a oportunidade de apresentar um pitch e de receber o respetivo feedback de 14 organizações, com vista ao sucesso das candidaturas de emprego.

Por fim, a coordenação do curso promoveu uma sessão de esclarecimento sobre a licenciatura de RPCE, dirigida a possíveis candidatos, que contou com a participação de um estudante do 3.º ano.

PR Talks: 4.ª edição

A iniciativa integrou, também, a quarta edição das PR Talks, subordinada ao tema “RP na Cloud”, em que profissionais refletiram sobre o impacto da comunicação digital nas Relações Públicas.

A conversa, moderada pela docente Ana Raposo, reuniu três antigos alunos de RPCE – Ana Martins (LPM Comunicação), João Parra (The Hotel) e Catarina Crespo (True Story), que esteve em direto da Dinamarca, via videochamada –, que falaram sobre as mudanças que a tecnologia trouxe às RP e de que forma alterou as dinâmicas de trabalho dos profissionais da área.

TEXTO: gentilmente cedido pela organização do PR Open Day e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).

FOTOGRAFIAS: gentilmente cedidas pela organização do PR Open Day.