PR Open Day 2019

A Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e a secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO) convidam alunos, antigos alunos, parceiros e todos os interessados na área das Relações Públicas a participar na 2.ª edição do PR Open Day:

PR Open Day 2019
Data: 3 de maio de 2019
Hora: 9h30 (manhã) e 13h30 (tarde)


Inscrições

A participação é gratuita, mas limitada a 25 pessoas por sessão.

As inscrições já se encontram encerradas.

Para mais informações sobre as inscrições, contacte a Comissão Oganizadora do PR Open Day 2019, através do e-mail lrpce@escs.ipl.pt.


PROGRAMA

NOTAS:
O programa da manhã é exclusivo para alunos e antigos alunos da ESCS.
O programa da tarde é aberto a toda a comunidade e interessados na área das Relações Públicas.

MANHÃ

9h30 às 10h — Acolhimento dos participantes

10h às 12hSessões A

• A1: Workshop: Como preparar uma candidatura de emprego com êxito
• A2: Workshop: Social Media vídeo 101: como captar, editar e publicar de forma rápida
• A3: Workshop: Onde, quando e o que dizem sobre a minha organização?

12h às 13h30 — Almoço (livre)

TARDE

13h30 às 14h — Acolhimento dos participantes

14h às 15h30Sessões B

• B1: RP à Primeira Vista (exclusivo para alunos do 3.º ano da licenciatura em RPCE)
• B2: Quero saber mais sobre a Licenciatura em RPCE (exclusivo para candidatos)
• B3: Workshop: A Comunicação Digital como potenciador do sucesso organizacional
• B4: Workshop: Como fazer uma apresentação de sucesso

15h30 às 17h30Sessões C

• C1: RP à Primeira Vista (exclusivo para alunos do 3.º ano da licenciatura em RPCE)
• C2: Workshop: Como fazer uma apresentação de sucesso
• C3: Frente-a-frente: Agência Vs. Cliente

17h às 17h30 — Pausa para café

17h30 às 19hPR Talks (4.ª edição): “RP na Cloud

• Ana Martins (LPM Comunicação)
• João Parra (The Hotel)
• Catarina Crespo (True Story)


Descrição das Sessões:

Sessão A1 – Workshop: Como preparar uma candidatura de emprego com êxito

O objetivo deste workshop é apresentar diferentes técnicas que apoiem na preparação de uma candidatura de emprego de sucesso. Neste sentido, irá centrar-se em três grandes áreas, nomeadamente: na elaboração de CVs eficientes, estruturados e inovadores; no fornecimento de ferramentas que auxiliem na redação de cartas de apresentação adequadas às diferentes tipologias de empresa e fases da carreira profissional; e, por fim, na exemplificação das melhoras práticas utilizadas na construção e dinamização de páginas de Linkedin pessoais.

• Joana Costa (ESCS, BNP Paribas Cardif)
• Inês Veiga (BNP Paribas Cardif)
• Mafalda Martins (aluna do 3.º ano de RPCE)

Sessão A2 – Workshop: Social Media vídeo 101: como captar, editar e publicar de forma rápida

A comunicação nas plataformas de social media exige velocidade e espontaneidade, muitas vezes obrigando a uma resposta rápida por parte dos profissionais de Relações Públicas. Neste workshop, vamos aprender como montar um vídeo, de forma rápida e simples, para estas plataformas, dotando os formandos de competências que permitam agir em tempo útil e com um nível de complexidade baixo.

• Nuno da Silva Jorge (ESCS, PHC Software)
• Tânia Amaral (BiJOiA.pt)
• Margarida Silva (aluna 3.º ano de RPCE)

Sessão A3 – Workshop: Onde, quando e o que dizem sobre a minha organização?

Os processos de comunicação estão, hoje, mais complexos, aumentando a necessidade de monitorizar e avaliar os resultados do desempenho dos profissionais de Relações Públicas. É fundamental avaliar o impacto dos esforços da comunicação de uma organização e, por outro lado, saber o que os diferentes públicos estão a dizer sobre a minha organização. Partindo de uma análise dos principais métodos de monitorização e avaliação em Relações Públicas, será apresentada a plataforma Hypefactors, através da qual é possível criar, monitorizar, analisar e avaliar onde, quando e o que dizem sobre a minha organização.

• Paula Nobre (ESCS)
• Joana Machado (LCG Group – Hypefactors)
• Ana Maria Silva (aluna 3.º ano de RPCE)

Sessão B1/C1 – RP à primeira vista

A sessão “RP à primeira vista” terá o formato de pitch, onde os alunos finalistas da licenciatura em RPCE terão a oportunidade de se apresentar a organizações de diversos setores de atividade. Nesta interação, os alunos farão uma curta apresentação do seu percurso e motivações e receberão feedback que contribuirá para melhorar a eficácia das suas candidaturas ao mercado de trabalho.

• Joana Costa (ESCS, BNP Paribas Cardif)
• Ana Raposo e Paula Nobre (ESCS)

Organizações presentes nesta sessão:
• Ana Paula Diogo (Linde Group)
• Caio Maciel (Nestlé)
• David Pinheiro (Oxy Agency)
• Guadalupe Monfreitas (YoungNetwork Group)
• Irene Vieira Rua (Doutor Finanças)
• Maria Saldanha Daun (Maria Saldanha Daun Lda. PR & Brand Consultant)
• Nádia de Abreu Sousa (Sitel)
• Renato Póvoas (Guess What PR)
• Pedro Tavares (LPM Comunicação)
• Sara Baptista (Jerónimo Martins)
• Sílvia Costa (Paladin)

Sessão B2 – Apresentação: Quero saber mais sobre a Licenciatura em RPCE

Nesta apresentação, iremos dar a conhecer a licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, nomeadamente os seus objetivos, plano de estudos e saídas profissionais, bem como esclarecer questões de possíveis interessados na mesma.

• Ana Raposo (ESCS)
• Paula Nobre (ESCS)
• Anízio Silva (aluno do 3.º ano de RPCE)

Sessão B3 – Workshop: A Comunicação Digital como potenciador do sucesso organizacional

O objetivo deste workshop é apresentar casos reais em que a comunicação digital é feita de forma integrada e orientada para ajudar ao sucesso organizacional. A relação com o negócio e a construção de reputação são pontos de partida que permitem, depois, medir e avaliar o real impacto da estratégia online. Iremos abordar a construção da comunicação digital num contexto organizacional, assim como no contexto de agência, deixando espaço para um momento aplicação prática.

• Ricardo Santos (ESCS, Doutor Finanças)
• Margarida Costa Forte (ComOn Group)
• Patrícia Tomás (aluna do 3.º ano de RPCE)

Sessão B4/C2 – Workshop: Como fazer uma apresentação de sucesso

Partindo da premissa de que, hoje em dia, qualquer estudante ou profissional de comunicação necessita de saber como comunicar oralmente com o seu público, é objetivo deste workshop dotar os participantes de insights relevantes sobre como fazer apresentações de sucesso. De forma interativa, será dada atenção a como ter estratégias para cativar uma audiência, a como construir um bom suporte de apresentação e a questões argumentativas e persuasivas para passar uma mensagem clara e coerente.

• João Simão (ESCS)
• Catarina Seixas (Calzedonia)
• Manuel Stock Serrão (aluno do 3.º ano de RPCE)

Sessão C3 – Frente-a-frente: Agência Vs. Cliente

Com o formato de debate, o Frente-a-frente: Agência Vs. Cliente será um momento de partilha e reflexão sobre o desempenho profissional das Relações Públicas. Muitas vezes, os jovens profissionais de RP têm dúvidas sobre quais as diferenças de desenvolver a sua atividade numa Agência de Comunicação ou no “Cliente”. Esta dicotomia “Agência/Consultora de Comunicação” vs. Cliente move paixões e acérrimos defensores em cada uma das suas vertentes.
Neste frente-a-frente, iremos juntar um profissional de RP que desempenha funções numa Agência de Comunicação e um profissional de RP que tem desenvolvido a sua carreira em diversas empresas de setores de atividade distintos, permitindo que cada um possa partilhar a sua perspetiva, explorando os principais pontos fortes e desafios de cada uma das opções.

• José Miguel Guerreiro (ESCS, Lojas Francas de Portugal)
• Sandra Silva (Grandvision Portugal)
• Tomás Mendes dos Santos (YoungNetwork Group)
• Rita Negrinho (aluna do 3.º ano de RPCE)

4.ª Edição das PR TALKS – “RP na Cloud

Na quarta edição das PR TALKS, subordinadas ao tema “RP na Cloud”, três antigos alunos de RPCE, a desempenhar funções em organizações em Portugal e no estrangeiro, irão partilhar experiências e refletir sobre os desafios da prática das Relações Públicas num mundo global e digital.

• Ana Martins (LPM Comunicação – Portugal)
• João Parra (The Hotel – Portugal)
• Catarina Crespo (True Story – Dinamarca)


Enquadramento do PR Open Day:

Cabe ao Ensino Superior e, provavelmente de uma maneira ainda mais especial, ao Ensino Superior Público, inscrever-se como um ator mais ativo no seio das suas comunidades, cumprindo, para além dos seus objetivos por excelência de procura e promoção do saber e de reflexão crítica sobre a nossa contemporaneidade, objetivos de desenvolvimento sustentável, sejam eles na área ambiental ou social.

É neste contexto de diálogo com os seus pares que o curso de licenciatura em RPCE promove, pelo 2.º ano consecutivo, o PR Open Day. Pretende-se trazer à Escola outras comunidades que, diríamos e usando uma metáfora geográfica, se situam a montante e a jusante desta: as escolas do Ensino Secundário e os profissionais de Comunicação.

Porque sempre nos reconhecemos, enquanto profissionais de Comunicação e enquanto profissionais de RP, como construtores de pontes – também aqui as pontes estão bem evidenciadas no papel-chave dos nossos alunos e dos nossos alumni. Aos primeiros, pedimos-lhes que trouxessem as suas escolas secundárias; aos segundos, a sua experiência profissional. Aos nossos estudantes e aos nossos professores, lançámos um desafio: que conjuntamente, em duplas ou triplas, construíssem e desenvolvessem um conjunto de sessões simultaneamente representativas das nossas identidades profissionais e úteis para os mais jovens.


Veja, ou reveja, a 1.ª edição do PR Open Day:

Ler artigo no website da ESCS: Relações Públicas: de portas abertas

Ver reportagem do Repórter E2:


Organização:
• Coordenação de Licenciatura em RPCE
• Secção de RPCO
• PRLAB