h1

Turismo Jovem Sustentável: Identificação de Clusters na Geração Z

TURISMO JOVEM SUSTENTÁVEL: IDENTIFICAÇÃO DE CLUSTERS NA GERAÇÃO Z

O projeto Turismo Jovem Sustentável: Identificação de Clusters na Geração Z pertence à Linha de Investigação 2 — Comunicação, Estratégias e Criatividade.

Sinopse: O projeto centra-se na Geração Z e preconiza três objetivos: 1) caraterizar o Turista Z, do ponto de vista dos seus valores orientadores; 2) identificar perfis de Turistas Z, enquanto os alvos atuais e futuros de estratégias diferenciadas de turismo; 3) confirmar à luz dos perfis identificados a existência de segmentos de mercado mais associados a valores de sustentabilidade e consequente mais propensos à procura de ofertas turísticas sustentáveis. Para a identificação dos diferentes perfis, ir-se-ão utilizar duas dimensões: “os valores orientadores” e o significado atribuído à viagem turística.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenador: Prof. Doutor João Rosário (jrosario@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Ativo

Parceiros:

Citur: Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Ciências Empresariais
Turismo de Portugal, I.P.
Universidade do Algarve

Resultados:

• Comunicações:

Machado, A.; Calisto, M.; Rosário, J.; Gustavo N.; Andraz, G. & Carvalho, L. (2021, October). Motivations for Traveling in the Near Future, Generational Differences. XIII International Tourism Congress, Estoril Higher Institute for Tourism and Hotel Studies (online), Estoril, Portugal.

Rosário, J.; Gustavo N.; Machado, A.; Calisto, M.; Carvalho, L. & Andraz, G. (2021, July). Generation Z: Insights into Travel Behavior. ICSTM 2021: XV International Conference on Sustainable Tourism Management (online). Estocolmo, Suécia. Disponível em https://publications.waset.org/abstracts/search?q=Generation+Z%3A+Insights+into+Travel+Behavior