Séniores em rede, engagement e literacia digital

O projeto Séniores em rede, engagement e literacia digital pertence à Linha de Investigação 2 — Comunicação, Estratégias e Criatividade.

Sinopse: Este projeto pretende fortalecer a produção científica na área da literacia digital e da comunicação para séniores, tendo presente não apenas a sua mais-valia para a comunidade académica, profissional e empresarial, mas também na forma como fomenta a cooperação entre a ciência e o cidadão comum – reforçando o papel de ciência cidadã.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Sandra Miranda (smiranda@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Ativo

Parceiros:

Academia Sénior de São Domingos de Benfica
APODEMO, Associação Portuguesa de Empresas de Estudo de Mercado e de Opinião
APAN, Associação Portuguesa de Anunciantes
40+Lab

Resultados:

• Publicações:

Miranda, S. & Antunes, A. (2020). Golden Years in Social Media World: Examining Behavior and Motivations, In Patrick Wamuyu (Ed.), Analising social media consumption. IGI Global http://hdl.handle.net/10400.21/10661

Gama, A., Antunes, A. C., Miranda, S. E Machado, A.. T. (2020) The role of senior universities in promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors perspective. Proceedings of the Ageing Congress 2020, 3º Congresso Internacional sobre Envelhecimento, Springer.

Miranda, S, A., Machado, A. T., Antunes, A, & Gama, A. (2020). Age 2.0: motivations and brand engagement. Proceedings of the 7th European Conference on Social Media (ECSM). https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/12024

• Comunicações:

Antunes, A. C., Miranda, S., Gama, A. & Di Fatima, B. (2021). Literacia digital dos seniores ibéricos: Um estudo exploratório. XI Congresso Portugues de Sociologia, mesa Dinâmicas Populacionais, gerações e Envelhecimento, XI Congresso Português de Sociologia, 29 de março, online.

Lopez, S., Trabatela-Robles, J., Falero, M. & Durán, V. (2021). Investigación sobre el uso de los seniors de las redes sociales, Congresso Internacional Comunicación Y Pensamiento, 28 Abril, online.

Gama, A., Antunes, A. C., Miranda, S. E Machado, A.. T. (2020) The role of senior universities in promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors’ perspective. 3º Congresso Internacional sobre Envelhecimento, 21-22 de setembro. Conferência virtual.

Machado, A. T., Fatima, B., Gama, A, Antunes, A. C. & Miranda, S. (2020). Facebook and portuguese seniores well being. Workshop: Aging in a networked society. Older people, social networks and well-being, 25 de setembro, Conferência virtual.

Miranda, S, A., Machado, A. T., Antunes, A, & Gama, A. (2020). Age 2.0: motivations and brand engagement. Proceedings of the 7th European Conference on Social Media (ECSM), July 2-3, virtual conference.

Consulte aqui a lista de todos os Projetos de Investigação.