h1

SEAside LANDscapes, Representações do turismo no eixo litoral Oeiras-Cascais

SEASIDE LANDSCAPES, REPRESENTAÇÕES DO TURISMO NO EIXO LITORAL OEIRAS-CASCAIS

O projeto SEAside LANDscapes, Representações do turismo no eixo litoral Oeiras-Cascais (com referência IPL/2021/SEALAND_ESCS) pertence à Linha de Investigação 1 — Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: O projeto “SEALAND” propõe formas inovadoras de mediação entre públicos e paisagem através de soluções multimédia que promovam uma reflexão sobre a transformação das paisagens turísticas litorâneas. Tem como principal objetivo o desenvolvimento de um protótipo multimédia, agregador de conteúdos de natureza documental e artística (representações gráficas, fotografias, áudios e vídeos) sobre as transformações e tensões do território litoral no eixo Oeiras-Cascais, numa perspetiva de passado, presente e futuro. Este protótipo pretende testar metodologias de pesquisa, análise e registo documental (fotografia, áudio e vídeo) e sua implementação multimédia trabalhando, nesta fase inicial, uma faixa litoral restrita (frente de rio e mar dos municípios de Oeiras e Cascais), de modo a que no futuro possam ser replicadas ao longo de todo o litoral português e que, potencialmente, possam ser adaptadas e aplicadas noutros países e permitam um diálogo entre territórios que partilham esta condição litoral.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenador: Prof. Doutor João Abreu (jabreu@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Concluído

Equipa de investigação:

João Abreu, ESCS – IPL
Fernando João Moreira, ESHTE
João Reis, ESHTE
Maria da Conceição Machado, ESHTE
Maria João Centeno, ESCS – IPL
Maria José Aurindo, ESHTE
Maria Mota Almeida, ESHTE
Nuno Palma, ESCS – IPL
Ricardo Pereira Rodrigues, ESCS – IPL
Rita Taborda Faria, ESHTE
Verónica Silva, ESCS – IPL

Parceiros:

Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril
Museu Virtual do Turismo – ESTHE
Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Cascais
Associação Museu da Paisagem

Resultados:

• Comunicações:

Abreu, J. G., Machado, M. C., Centeno, M. J., Aurindo, M. J., Almeida, M. M., Rodrigues, R.P. & Faria, R. T. (2023, out. 27). “Sealand”, um protótipo multimédia para a paisagem litoral: narrativas, memórias e representações do turismo no eixo litoral Oeiras-Cascais. Comunicação apresentada no XIII Encontro da Rede BRASPOR, 27 de outubro de 2023, em Cascais, Portugal.

Centeno, M. J, Machado, C., Abreu, J. G., Aurindo, M. J., Almeida, M. M. & Rodrigues (2022, abril, 11). “Sealand”, um protótipo multimédia para o território litoral do eixo Oeiras-Cascais. Comunicação apresentada no XII Congresso Sopcom: Comunicação & Disrupção: Desafios culturais, societais e tecnológicos - painel Disrupção Cultural II: Criar cidades, viver territórios, NOVA FCSH, Lisboa, Portugal.