h1

Representações de países lusófonos nos media portugueses − as eleições em Timor-Leste, no Brasil e nos PALOP em 2018

REPRESENTAÇÕES DE PAÍSES LUSÓFONOS NOS MEDIA PORTUGUESES — AS ELEIÇÕES EM TIMOR-LESTEM NO BRASIL E NOS PALOP EM 2018

O projeto Representações de países lusófonos nos media portugueses − As Eleições em Timor-Leste, no Brasil e nos PALOP em 2018 (com referência IPL/2018/RPLMP-TBP_ESCS) pertence à Linha de Investigação 1 — Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: Este estudo propõe-se analisar a cobertura dos atos eleitorais que decorrem em Timor-Leste, no Brasil e nos PALOP no ano de 2018. O projeto dá sequência a um estudo mais alargado, iniciado em 2016, sobre a cobertura jornalística das eleições legislativas e autárquicas em Cabo Verde e das eleições gerais angolanas. Subjacente a este estudo está a intenção de criar um Observatório de Notícias de cariz político-partidário sobre os países lusófonos, para o qual pretende dar um contributo fundamental.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Maria José Mata (mmata@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Concluído

Resultados:

• Comunicações:

Barros, J. L. & Lopes, A. S. (2019, outubro, 3-4). A inscrição no tempo dos perfis online: Haddad e Bolsonaro no Expresso e no Público. Comunicação apresentada na Conferência Internacional História do Jornalismo em PortugalLisboaFaculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Painel Cobertura jornalística de atos eleitorais nos PALOP: o lugar de Angola nos media portugueses (2019, outubro). Moderadora: Maria José Mata. Painel apresentado no Primeiro Congresso Internacional de Angolanística: Novos Caminhos para Angola no século XXILisboaBiblioteca Nacional de Portugal.

Bonacho, F., Rezola, M. I., Lopes, A. S., Rocha, J. M., Silvestre, C., Barros, J. L. & Cardoso, F. L. (2019, outubro, 17-18). (In)visibilidades: a cobertura noticiosa das eleições em Cabo Verde (2016), Angola (2017), São Tomé e Príncipe (2018) e Guiné-Bissau (2019). Comunicação apresentada no Primeiro Congresso Internacional de Angolanística: Novos Caminhos para Angola no século XXILisboaBiblioteca Nacional de Portugal.

Bonacho, F. (2019, maio). Convite à crítica consciente em ambiente jornalístico online: desenvolvimento da literacia comunicacional na construção de narrativas multimédia. Comunicação apresentada no V Congresso Literacia, Media e Cidadania: Tecnologia, Desinformação e ÉticaAveiroComplexo Pedagógico da Universidade de Aveiro. (https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/10081)

Lopes, A. S., Silvestre, C., Trindade, J. & Mata, M. J. (2019, outubro, 17-18). Transições: o olhar dos jornais sobre os resultados das eleições gerais angolanas (2017) e das presidenciais brasileiras (2018). Comunicação apresentada no Primeiro Congresso Internacional de Angolanística: Novos Caminhos para Angola no século XXILisboaBiblioteca Nacional de Portugal.

Cardoso, F. L. & Mata, M. J. (2019, outubro, 17-18). Olhares: como as imagens contam a vitória. Comunicação apresentada no Primeiro Congresso Internacional de Angolanística: Novos Caminhos para Angola no século XXILisboaBiblioteca Nacional de Portugal.