Representações de Países Lusófonos nos Media Portugueses

O projeto Representações de Países Lusófonos nos Media Portugueses pertence à Linha de Investigação 1Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: Este projeto trata da cobertura jornalística de atos eleitorais de países lusófonos por órgãos de comunicação social (OCS) portugueses. O projeto propõe-se investigar a cobertura das eleições legislativas, autárquicas e presidenciais de Cabo Verde e identificar as razões que sustentam as decisões editoriais dos OCS analisados que se refletem na fraca visibilidade destas eleições.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes (alopes@escs.ipl.pt)

Resultados:

Rocha, J. M., Lopes, A. S., Silvestre, C. & Barros, J. L. (2018, novembro). As Eleições de 2016 em Cabo Verde nas notícias portuguesas. Comunicação apresentada no XIII Conferência da Lusocom – Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, Comunicação e Informação para o Desenvolvimento. Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

Lopes, A. S., Rocha, J. M. & Silvestre, C. (2017, novembro). As eleições de Cabo Verde (2016) nos média portugueses generalistas, Comunicação apresentada no III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da Lusofonia. Universidade do Minho, Braga. [Consultar] (consultar página 23)

Lopes, A. S. & Rocha, J. M. (2016, maio). A ‘invisibilidade’ das eleições de Cabo Verde nos media portugueses. Comunicação apresentada no IV EIRI – Encontro Internacional de Reflexão e Investigação do Departamento e Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde. Universidade de Cabo Verde, Cidade da Praia, Cabo Verde. [Consultar] (consultar página 11)

Consulte aqui a lista de todos os Projetos de Investigação.