h1

Representações de Países Lusófonos nos Media Portugueses

REPRESENTAÇÕES DE PAÍSES LUSÓFONOS NOS MEDIA PORTUGUESES

O projeto Representações de Países Lusófonos nos Media Portugueses (com referência IPL/2016/RPLMP_ESCS) pertence à Linha de Investigação 1 — Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: Este projeto trata da cobertura jornalística de atos eleitorais de países lusófonos por órgãos de comunicação social (OCS) portugueses. O projeto propõe-se investigar a cobertura das eleições legislativas, autárquicas e presidenciais de Cabo Verde e identificar as razões que sustentam as decisões editoriais dos OCS analisados que se refletem na fraca visibilidade destas eleições.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes (alopes@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Concluído

Resultados:

• Comunicações:

Rocha, J. M., Lopes, A. S., Silvestre, C. & Barros, J. L. (2018, novembro). As Eleições de 2016 em Cabo Verde nas notícias portuguesas. Comunicação apresentada na XIII Conferência da Lusocom – Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, Comunicação e Informação para o DesenvolvimentoUniversidade Eduardo MondlaneMaputoMoçambique.

Lopes, A. S., Rocha, J. M. & Silvestre, C. (2017, novembro). As eleições de Cabo Verde (2016) nos média portugueses generalistas. Comunicação apresentada no III Congresso Internacional sobre Culturas: Interfaces da LusofoniaUniversidade do MinhoBraga.

Lopes, A. S. & Rocha, J. M. (2016, maio). A ‘invisibilidade’ das eleições de Cabo Verde nos media portugueses. Comunicação apresentada no IV EIRI – Encontro Internacional de Reflexão e Investigação do Departamento e Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo VerdeUniversidade de Cabo VerdeCidade da PraiaCabo Verde.

Rocha, J. M. & Barros, J. L. (2017, novembro). Eleições de Cabo Verde: da Lusa às redacções. Comunicação apresentada no X Congresso da SOPCOM Ciências da Comunicação: Vinte Anos de Investigação em PortugalInstituto Politécnico de ViseuViseuhttps://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/7751

• Publicações:

Lopes, A. S. & Rocha, J. M. (2016, maio). A “invisibilidade” das eleições de Cabo Verde nos media portugueses. Revista de Estudo Cabo-Verdianos, Número Especial Atas IV, III Série, pp. 121-133. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/7915