h1

Observatório de Publicidade em Saúde e Beleza

OBSERVATÓRIO DE PUBLICIDADE EM SAÚDE E BELEZA

O projeto Observatório de Publicidade em Saúde e Beleza pertence à Linha de Investigação 2 — Comunicação, Estratégias e Criatividade.

Sinopse: o projeto consubstancia-se na criação de um Observatório da Publicidade, que pretende avaliar a adaptação da publicidade às tendências sociais, nomeadamente à crescente preocupação com a saúde ligada à alimentação e beleza. Em particular, pretende-se estudar a publicidade a produtos alimentares e de beleza cujos apelos estejam centrados nos valores da saúde, bem como a adaptação das mensagens publicitárias destas categorias de produto a novos conteúdos e meios de comunicação.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenador: Prof. Doutor Jorge Veríssimo (jverissimo@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Concluído

Parcerias:

Associação Portuguesa de Anunciantes

Resultados:

• Comunicações:

David, A., Medeiros, C., Rosário, C., Barros, J., Rosário, J., Veríssimo, J. (2019, Novembro). Que publicidade é divulgada pelas marcas de Saúde e Beleza em Portugal?. XI Congresso da SOPCOM. Universidade da Madeira, Funchal, Portugal. [Consultar]

Veríssimo, J., Medeiros, C., Rosário, J., Barros, J., David, A., Correia, M. (2019, Novembro). Publicidade das Marcas de Saúde e Beleza em Portugal. Congresso Ibercom 2019. Pontifícia Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia.

• Publicações:

Veríssimo, J., Medeiros, C., Rosário, J., Barros, J., David, A., & Correia, M. (2020). Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal: Os apelos e os argumentos centrados nos valores da saúde. In Proceedings of the II Congreso Internacional de Estudios Culturales Interdisciplinares. Culturas locales, culturas globales (pp.47-57). Ommpress, Madrid, Espanha. http://hdl.handle.net/10400.21/12374