Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem

O projeto Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem pertence à Linha de Investigação 1Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: Este projeto tem como objetivo encontrar soluções para comunicar a temática da paisagem a diferentes públicos. O projeto propõe a abertura de um espaço de diálogo sobre Paisagem entre os vários atores de um território através do desenvolvimento de uma plataforma digital de cariz museológico. Esta plataforma constitui-se como um protótipo de um futuro Museu da Paisagem.

Financiamento: projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Coordenador: Prof. Doutor João Abreu (jabreu@escs.ipl.pt)

Parceiros:

Instituto Politécnico de Santarém
Instituto Politécnico de Castelo Branco
STRIX, Ambiente e Inovação

Resultados:

Abreu, J., Pina, H. F., Rodrigues, J. M. C., Carvalho, M & Rodrigues, R. P. (2018). A mediação museológica como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis: o projeto Museu da Paisagem. In P. Fidalgo (Coord.), A paisagem como problema: Conhecer para proteger, gerir e ordenar (e-book, Volume 3, pp. 159-178). Lisboa: Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. ISBN 978-989-98388-7-1 [Consultar]

Pina, H. F., Abreu, J., Rodrigues, J. M. C., Monteiro, L., Centeno, M. J. & Carvalho, M. (2017). Proposta de cidadania paisagista numa cultura imaterial. In P. Fidalgo (Coord.), Estudos de paisagem: I Colóquio Ibérico de Paisagem: o estudo e a construção da paisagem como problema metodológico (Volume II, pp 141-159). Lisboa: Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. ISBN 978-972-96844-8-7.
Disponível no Repositório Científico do IPL [Consultar]

Centeno, M. J. & Pina, H. F. (2017, novembro). As plataformas museológicas digitais e cultura de participação. Comunicação apresentada no Congresso SOPCOM, 10º: Ciências da comunicação: vinte anos de investigação em Portugal (livro de resumos, pp. 50-51). Viseu, Portugal.
Disponível no Repositório Científico do IPL [Consultar]

Abreu, J., Belo, D., Catarino, J., Moura, P. & Mourão, C. (2017, novembro). Conferência inaugural A experiência do lugar: olhares e registos da paisagem. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social
Disponível no Repositório Científico do IPL [Consultar]

Consulte aqui a lista de todos os Projetos de Investigação.