h1

NARRAR E VIVER A EUROPA: A COBERTURA DAS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU (MAIO 2019)

O projeto Narrar e Viver a Europa: a Cobertura das Eleições para o Parlamento Europeu (maio 2019) (com referência IPL/2019/NVE-CEPE_ESCS) pertence à Linha de Investigação 1 — Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: No atual contexto de euroceticismo e populismo, o projeto Narrar e Viver a Europa: a Cobertura das Eleições para o Parlamento Europeu (maio 2019) visa refletir sobre o contributo dos média para a construção e/ou desconstrução de uma esfera pública europeia, atendendo aos processos de produção, circulação e receção de notícias.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Isabel Simões-Ferreira (iferreira@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Concluído

Parceiros:

Universidade da Beira Interior
Universidade do Porto
Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Resultados:

• Comunicações:

Ferreira-Simões, I., Centeno, M.J., Gomes, P. M. (setembro, 2021). Democracy and the European construction: The role of the Portuguese newspapers in the latest electoral campaign to the European parliament (2019). [Comunicação oral]. ECREA 2021 – 8th European Communication Conference, evento online organizado pela Universidade do Minho.

Ferreira-Simões, I., Centeno, M.J., Gomes, P. M. (julho, 2021). Que opinião sobre a Europa? As eleições para o Parlamento Europeu na imprensa portuguesa. [Comunicação oral]. CICLC IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea, evento online organizado pelo Instituto Politécnico de Portalegre.

Simões-Ferreira, I. Centeno, M. J. & Gomes, P. M. (2020, novembro). Portuguese Press Coverage of the 2019 European Elections, comunicação apresentada no I Congreso Internacional de Comunicación Especializada, Universidad Complutense de Madrid, 25 de novembro.

Bonacho, F., Pina, H. F. & Neves, R. (2020, novembro). ‘Where is Europe?’ The Contribution of the Portuguese TV to the Coverage of the 2019 Elections to the European Parliament, comunicação apresentada no I Congreso Internacional de Comunicación Especializada, Universidad Complutense de Madrid, 25 de novembro.

Montargil, F., Di Fátima, B. & Ruiz, C. (2020, novembro). The Internet as a source for political information in the 2019 European Parliament election – A case study of college students in Portugal, comunicação apresentada no I Congreso Internacional de Comunicación Especializada, Universidad Complutense de Madrid, 25 de novembro.

Simões-Ferreira, I. & Gomes, P. M. (2019, novembro). Quando a Europa é notícia: a cobertura jornalística das eleições europeias de 2019. Comunicação apresentada no XI Congresso SOPCOMAssociação Portuguesa de Ciências da ComunicaçãoFunchalSopcom e Universidade da Madeira15 de novembro.

• Publicações:

Ferreira-Simões, I. (Coord.) (2021). Media, Europa e Cidadãos: A campanha e a cobertura das eleições europeias de 2019. Edições Almedina.

Simões-Ferreira, I., Centeno, M. J., Gomes, P. M. (2020). Portuguese Press Coverage of the 2019 European Elections. In A. Domínguez & N. Vences (Coord.), La Comunicación especializada del siglo XXI (pp. 105-122). Madrid: McGraw-Hill.

Bonacho, F., Pina, H. F., Neves, R. (2020). ‘Where is Europe?’ The Contribution of the Portuguese TV to the Coverage of the 2019 Elections to the European Parliament (pp. 547-562). In A. Domínguez & N. Vences (Coord.), La Comunicación especializada del siglo XXI. Madrid: McGraw-Hill.