h1

Jornalismo climático na universidade: um projeto transfronteiriço

JORNALISMO CLIMÁTICO NA UNIVERSIDADE: UM PROJETO TRANSFRONTEIRIÇO

O projeto Jornalismo climático na universidade: um projeto transfronteiriço (com referência FBR_OC2_85) pertence à Linha de Investigação 1 — Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: Os media são a principal fonte de informação sobre as alterações climáticas para os cidadãos na maioria dos países. O jornalismo desempenha um papel fundamental na educação e informação sobre um dos nossos maiores desafios sociais numa era de crise climática. No entanto, embora o jornalismo climático esteja a aumentar a nível mundial, a formação dos estudantes de jornalismo nesta área é muitas vezes insuficiente. Ao promover e aumentar a formação em jornalismo climático, o projeto transfronteiriço “O Jornalismo Climático vai à universidade”, com o apoio do programa “Portugal e Noruega: Parcerias para a Inovação” dos EEA Grants, une a Escola Superior de Comunicação Social e a Oslo Metropolitan University numa iniciativa bilateral que visa criar uma influência tangível e construtiva nas próximas gerações de jornalistas e nas redações. Os resultados esperados têm potencial para serem duradouros, uma vez que este projeto piloto lançará as bases para uma parceria anual entre a ESCS e a OsloMet que, nos anos seguintes, continuará a apoiar, promover e reforçar a formação em jornalismo climático.

Financiamento: EEA Grants – “Portugal e Noruega: Parcerias para a Inovação”

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Vera Moutinho (vmoutinho@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Ativo

Parceiros:
Oslo Metropolitan University (OsloMet)