h1

Comunicar a Paisagem — Leitura e Exploração de Paisagens (Scape.com)

COMUNICAR A PAISAGEM — LEITURA E EXPLORAÇÃO DE PAISAGENS (SCAPE-COM)

O projeto Comunicar a Paisagem – Leitura e Exploração de Paisagens (Scape.com) (com referência IPL/2020/Scape.com_ESCS) pertence à Linha de Investigação 1 — Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: Scape.com é um projeto de investigação que pretende desenvolver formas inovadoras de mediação entre as organizações parceiras e os seus públicos através da reflexão crítica sobre como comunicar a paisagem a públicos não especializados. A equipa de investigação constituída por professores e alunos da ESCS e da ESELx do Politécnico de Lisboa propõe desenvolver um conjunto de atividades através da edição de monofolhas e tutoriais vídeo, contribuindo assim para uma cidadania paisagística que permitirá aos parceiros proporcionar uma leitura e exploração atenta e participada de paisagens.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Maria João Centeno (mcenteno@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Concluído

Parceiros:

Agrupamento de Escolas Lima de Freitas
Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes
Associação Porta 33
Câmara Municipal do Porto Santo
Casa da Avenida (Setúbal)
Coletivo West Coast/Projeto Guarda Rios
Osso – Associação Cultural
Projeto De Boca em Boca

Resultados:

• Comunicações:

Centeno, M. J. (2021, 23 de setembro). Apresentação do projeto SCAPE.COM: Comunicar a Paisagem (IDI&CA 2020). [Comunicação oral]. Conferência Comunicar a Paisagem, Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/13806.

Centeno, M. J. (2020, outubro). O Museu da Paisagem e a proposta de um Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagens. Comunicação apresentada na Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios, Porto, CITCEM da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 22 de outubro.