h1

Borders&Rails – Narrando & Partilhando a Paisagem Raiana

BORDERS&RAILS — NARRANDO & PARTILHANDO A PAISAGEM RAIANA

O projeto Borders&Rails – Narrando & Partilhando a Paisagem Raiana (com referência IPL/2021/B&R_ESCS) pertence à Linha de Investigação 1 — Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: Estabelecida há mais de 700 anos, a Raia fronteiriça da Península Ibérica é a mais extensa da Europa. O projeto visa a construção do protótipo nature gamming, de narrativa e partilha da Raia abrindo à experimentação prática e à narratologia da paisagem, gerando um repositório de experiência da paisagem, promovendo a inclusão e a consciência ambientalista.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenador: Prof. Doutor Rúben Neves (rneves@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Concluído

Equipa de investigação:

Rúben Neves, ESCS – IPL
Branco Di Fátima, ESCS – IPL
Francisco Sena Santos, ESCS – IPL
João Abreu, ESCS – IPL
Vanda de Sousa, ESCS – IPL

Resultados:

• Publicações:

Sousa, V. M., Neves, R., Di Fátima, B., Abreu, J. & Santos, F. S. (2022). BORDERS & RAILS (B&R): Indagando do para lá da fronteira semiótica. EntreLetras, 12(3), 362 - 374. (https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p362-374)

• Comunicações:

Sousa, V. e Neves, R., (2023, abril, 21-22). Borders and Rails (B&R): a reinvenção da zona raiana - de fronteira a comunhão. Comunicação no VI Congresso Literacia, Media & Cidadania, 21-22 de abril de 2023, ESCS - IPL, organização ESCS - IPL e GILM - Grupo Informal sobre Literacia Mediática.

Neves, R. (2023, abril, 21-22). Cidadania Visual - novos territórios de (re)significação, comunicação no VI Congresso Literacia, Media & Cidadania, 21-22 de abril de 2023, ESCS - IPL, organização ESCS - IPL e GILM - Grupo Informal sobre Literacia Mediática.

Neves, R. e Sousa, V. (2023) comunicação na sessão de abertura da Exposição Fotográfica do Projeto Borders&Rails (IPL/2021/B&R_ESCS), ESCS - IPL.

Neves, R. e Sousa, V. (2023) comunicação no Seminário Internacional "Fronteiras e Representações", coordenado pelo Prof. Doutor Plábio Desidério (UFNT), organização Núcleo de Estudos Urbanos e Culturais (NEUC) da Universidade Federal Tocantins.