O projeto “À frente da Revolução”: Os Jornalistas na Transição para a Democracia em Portugal (1974-1976) pertence à Linha de Investigação 1Media, Cultura e Tecnologia.

Sinopse: Este projeto visa estudar os jornalistas durante a transição para a democracia em Portugal (1974-1976), através da recolha e análise de memórias destes profissionais. Procura-se refletir sobre as mudanças e continuidades no jornalismo, dando relevo às rotinas, organização das redações, bem como à caraterização das práticas jornalísticas da época.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenador: Prof. Doutor Pedro Marques Gomes (pgomes@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Ativo

Parceiros:

Grupo de Trabalho de História da SOPCOM (Comunicação da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação)
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Resultados:

• Comunicações:

Barros, J. L. & Gomes, P. M. (2020, novembro). Aqueles meses de Revolução: memórias de jornalistas no arquivo de memória oral das profissões da comunicação. Comunicação apresentada no 2º Encontro Memória para Todos – Comunidades e Sustentabilidade, Lisboa, Fundação Mário Soares, 18 de novembro.

Consulte aqui a lista de todos os Projetos de Investigação.