“Um enorme desafio”

Publicado: 18 junho 2018

Ao fim de oito anos à frente da Direção da ESCS, o Prof. Doutor Jorge Veríssimo termina o mandato como Presidente da Escola “com muito orgulho” e “ciente do dever cumprido”.

O Prof. Doutor Jorge Veríssimo chegou à gestão da Escola em 2005. Durante cinco anos, desempenhou a função de Vice-Presidente do Conselho Diretivo presidido pelo Prof. Doutor António Belo (atual Vice-Presidente do Politécnico de Lisboa). Em abril de 2010, tomou posse como Presidente da ESCS, cargo que desempenhou durante oito anos.

Em vésperas da Tomada de Posse do novo presidente da instituição, o Prof. Doutor André Sendin, Jorge Veríssimo reflete sobre o ciclo de dois mandatos a que presidiu.

Em junho de 2014, o Prof. Doutor Jorge Veríssimo foi reeleito Presidente da ESCS.
Fotografia: Gabcom (2014)

“Dediquei-me à ESCS por inteiro”

O Prof. Jorge Veríssimo encarou o cargo de Presidente da ESCS como “um enorme desafio”. Em 2010, as consequências da crise que o país protagonizou, materializadas pela “drástica” redução das verbas do Orçamento do Estado atribuídas à Escola, “obrigou-nos a situações de grande aperto”, assume. Contudo, “trabalhámos para melhorar todas as vertentes da Escola”. Oito anos passados, é “com muito orgulho” que afirma, sem hesitações, que “a ESCS é, hoje, uma instituição de grande prestígio”.

Jorge Veríssimo tomou posse como Presidente da ESCS em abril de 2010.
Fotografia: Gabcom (2010)

“Acima de tudo, procurei sempre defender a Escola”. Este foi a missiva que conduziu Jorge Veríssimo, durante os mandatos que encabeçou. A sua entrega à ESCS leva-o a confidenciar que “dediquei oito anos da minha vida à Escola”. Veríssimo acredita que “apesar do caminho árduo, saio ciente do dever cumprido”. “Fiz o melhor que soube e pude; saio tranquilo e feliz”, reflete.

Por fim, Jorge Veríssimo dirige-se à vasta equipa que o acompanhou, ao longo deste ciclo, a qual, nas suas palavras, “serviu a ESCS com grande sentido de dever”, endereçando “uma mensagem de agradecimento pela inexcedível compreensão e colaboração”.

Um balanço

No passado dia 20 de abril, o Prof. Jorge Veríssimo já havia feito uma apresentação pública em que expôs as principais linhas que pautaram os seus mandatos. Agora, em jeito de legado, o presidente cessante deixa o documento “Balanço dos Dois Mandatos da Direção da ESCS presidida por Jorge Veríssimo (2010-2018)”, no qual traça um resumo daquele foi o trabalho desenvolvido durante os últimos oito anos.

Tomada de Posse

A Tomada de Posse do Prof. Doutor André Sendin como Presidente da ESCS terá lugar, amanhã, dia 19 de junho, pelas 15h, nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa.