Team Harmony continua a luta contra o ódio

Publicado: 05 março 2021

A secção de RPCO, em parceria com o Emerson College, integra o Virtual Institute for Activism, uma iniciativa promovida pela Team Harmony Foundation, e participa num curso online dirigido a jovens ativistas de todo o mundo.

Em 2020, a ESCS, representada pela secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO), aliou-se à Team Harmony Foundation, uma organização internacional cuja missão visa educar, inspirar e envolver os jovens na luta contra o ódio. Desde então, a equipa portuguesa, constituída por estudantes do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas, a nível nacional e internacional.

 

Secção de RPCO integra curso online dirigido a jovens ativistas de todo o mundo

O Virtual Institute for Activism, fundado pela Team Harmony Foundation, em parceria com o Emerson College e a ESCS, tem como objetivo dotar os jovens de todo o mundo com conhecimentos, competências e ferramentas para se tornarem ativistas mais autónomos e conscientes, no que diz respeito à justiça social e racial. No âmbito desta iniciativa, foi criado um curso, que terá início no mês de abril, composto por dez módulos, lecionados, semanalmente, por docentes de várias instituições de ensino internacionais. O módulo “Influenciar os Influenciadores” será lecionado pelos docentes Diogo Bernardo e Mariana Pereira, sob a coordenação científica da Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes, coordenadora da secção de RPCO. O curso terá a duração de dois meses e confere um certificado de participação.

Os alunos foram divididos em cinco grupos de vinte elementos. Cada equipa será responsável por desenvolver, organizar e implementar uma atividade destinada a promover a construção de pontes e de diálogo entre diversos grupos nas suas comunidades. No final, os jovens apresentarão o seu plano de ação a um painel de ativistas comunitários e especialistas.

O curso do Virtual Institute for Activism está dividido em dez módulos.

A primeira “Team Talk” em português

No passado dia 26 de janeiro, após a transmissão do terceiro episódio da série online “ÓDIO: O que é que TU vais FAZER?”, dedicado à discriminação contra pessoas LGBTI+, a Team Harmony Portugal, constituída por alunos de RPCE, organizou uma conversa, via plataforma Zoom, subordinada ao mesmo tema.

Durante uma hora, os convidados KikoIsHot e Isaac dos Santos partilharam a sua experiência pessoal enquanto membros da comunidade LGBTI+. O youtuber e o representante da ILGA Portugal, entidade parceira da iniciativa, sublinharam o longo caminho que ainda é necessário percorrer para que episódios negativos deixem de acontecer, apontando a tolerância e a compreensão mútua como direções para o futuro.

Os mais de 70 participantes da sessão tiveram a oportunidade de colocar e esclarecer questões sobre a forma como os discursos de ódio parecem crescer, cada vez mais, nas plataformas digitais e como é que os mesmos se podem combater numa perspetiva de inclusão.

Pode acompanhar o trabalho da Team Harmony Portugal, no site e nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

TEXTO: gentilmente cedido pela Team Harmony Portugal e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).
FOTOGRAFIA: gentilmente cedida pela Team Harmony Portugal.