Publicado: 19.06.2020

Os estudantes do PRLAB continuam empenhados no desenvolvimento da estratégia de comunicação do projeto Sintra Cresce Saudável, que arrancou em 2018 e já foi internacionalmente reconhecido.

No âmbito da atividade extracurricular PRLAB, um grupo de alunos da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) voltou a integrar o projeto Sintra Cresce Saudável, no ano letivo 2019/2020. A iniciativa tem como principal objetivo fomentar escolhas de alimentação saudável, de atividade física e de sustentabilidade alimentar e ambiental junto de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município de Sintra. É de salientar que o projeto foi reconhecido internacionalmente nos EU Health Award 2019, um concurso promovido pela Comissão Europeia, com o intuito de destacar cidades e escolas que têm um impacto positivo junto das suas comunidades, através da promoção de estilos de vida saudáveis em crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos.

A iniciativa Sintra Cresce Saudável, promovida pela Câmara Municipal de Sintra e cofinanciado pela Academias Gulbenkian do Conhecimento, tem como parceiros a ESCS, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), o Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Medicina de Lisboa.

Trabalho contínuo

No ano letivo 2019/2020, as estudantes do 2.º ano de RPCE Ana Sofia Jesus, Beatriz Couto e Beatriz Querido juntaram-se aos colegas Ana Margarida Santos, Ana Margarida Sousa, Daniela Silva e João Carvalho, do 3º ano, que já estavam envolvidos no projeto, no ano letivo 2018/2019, para darem continuidade ao trabalho desenvolvido até então. Após concluir a proposta para o website Sintra Cresce Saudável, a equipa está, agora, a planear a implementação de novas ações, como a criação de uma página de Facebook, e o respetivo plano de conteúdos, e a reformulação da newsletter já existente.

Apesar do contexto atualmente vivido, decorrente da pandemia SARS-Cov2, o grupo demonstra-se motivado, procurando soluções para as várias ações de comunicação implementadas.

O feedback dos escsianos

As estudantes que ingressaram na equipa, neste ano letivo, deixam o seu testemunho, salientando a aproximação ao mercado de trabalho que o PRLAB lhes proporcionou. Ana Sofia Jesus sente-se “um passo à frente na comunicação” e vê, no projeto, aquilo de que precisava para “enriquecer e colocar em prática” o seu conhecimento nesta área. Por seu lado, Beatriz Couto encara o Sintra Cresce Saudável com “motivação e orgulho”, pois, ao lidar com um cliente real, percebe o contributo do seu trabalho para o “crescimento pessoal e profissional”. Por último, Beatriz Querido destaca o “quão enriquecedora está a ser esta experiência”, que a ajuda a “desenvolver skills complementares ao curso”.

O grupo envolvido nesta terceira fase do projeto reconhece, assim, o contributo mútuo entre a equipa e o cliente, uma questão fundamental numa iniciativa como esta.