Sair das redes sociais

Publicado: 10 novembro 2017

O escsiano Rúben Pardal é autor do tumblr #ABeerWith.

#ABeerWith é um projeto de redes sociais, apesar de ter sido criado com o intuito de fugir do meio online. “A ideia surgiu quando comecei a contar o número de vezes que recusava estar com alguns amigos por falta de tempo, cansaço, vontade, ou porque não me apetecia fazer rigorosamente nada. Isto por culpa do emprego, da distância, onde os esforços ficaram perdidos em conversas no ‘Messenger do Facebook’”, explica Rúben Pardal, licenciado em Publicidade e Marketing e autor desta iniciativa.

Rúben Pardal é licenciado em Publicidade e Marketing pela ESCS.

Este tumblr torna-se, assim, na materialização da promessa de que, nos próximos três anos ou no tempo necessário para o fazer, Rúben convidará para uma (ou mais) cerveja(s) “grandes amigos, amigos cujo reencontro ficou pelo ‘temos de combinar’, conhecidos e desconhecidos” da sua rede de contactos do Facebook, dando a conhecer o que aprendeu com cada um deles. Na era do digital, este projeto é uma forma de sair das redes sociais e conhecer as pessoas e as suas ideias fora do ambiente “do feed, dos comments, dos likes e dos shares”.

Até agora, a página, que tem vindo a ser partilhada em diversos meios de comunicação, conta com 12 encontros retratados através de textos individuais acompanhados por uma fotografia instantânea.

Cada texto é acompanhado por uma fotografia instantânea.

A influência da ESCS

Rúben Pardal trabalha, atualmente, como Digital Creative Strategist na BORN. Da sua passagem pela ESCS, o ex-aluno, que foi Presidente da AEESCS, levou a “vontade de criar e aprender mais”, que tem influenciado a sua vida pessoal e profissional. “A ESCS ensinou-me que uma escola é muito mais do que as aulas e do que aquele edifício ali virado para a 2.ª Circular. É a relação entre alunos e professores, são ideias, é vontade, é sonhar, são projetos pessoais e projetos extracurriculares”, esclarece.

* Fotografias gentilmente cedidas por Rúben Pardal.