Prof.ª Maria José Dos-Santos premiada pelo Conselho da Europa

Publicado: 04 janeiro 2022

A docente da ESCS foi distinguida com o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa de 2020.

No passado dia 9 de dezembro de 2021, decorreu, na Sala do Senado da Assembleia da República, a 26.ª cerimónia de entrega do Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa. O galardão, relativo ao ano 2020, foi entregue à Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos na qualidade de Membro da Rede de Peritos do Mediterrâneo em matéria de Alterações Climáticas e Ambientais (MedECC), pela elaboração da primeira avaliação científica sobre o impacto que as alterações climáticas e ambientais estão a produzir na Bacia do Mediterrâneo.
O Prémio Norte-Sul, atribuído, desde 1995, pelo Conselho da Europa, visa reconhecer iniciativas que defendem causas relacionadas com os Direitos Humanos, a Democracia e o Estado de Direito.

A Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos foi distinguida com o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa de 2020.
Fotografia gentilmente cedida pela Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos.

A docente da ESCS marcou presença na cerimónia de entrega de prémios na qualidade de expert da MedECC e de coordenadora e autora principal do subcapítulo Sociedade e Desenvolvimento, do relatório global da Rede (First Mediterranean Assessment Report). Maria José Dos-Santos participa, desde 2016, na elaboração daquele relatório, estando, também, envolvida em múltiplas atividades de investigação e de divulgação.