Passar para o conteúdo principal

Publicado: 25.11.2016

A Prof.ª Doutora Maria José Mata é co-autora do livro “Política no Feminino”, lançado no congresso internacional "Mulheres, Cidadania e Direito de Voto”, no qual foi, também, oradora.

A Prof.ª Doutora Maria José Mata, coordenadora do curso de mestrado em Jornalismo, é uma das co-autoras do livro “Política no Feminino”, em que se discute o protagonismo das mulheres na política e nos media. A obra apresenta uma análise da representação e da participação política das mulheres na Assembleia da República, bem como da sua visibilidade mediática, em quatro ciclos políticos definidos entre 1975 e 2002.

politicanofeminino

O livro foi lançado no dia 22 de novembro, na Assembleia da República, com apresentação do deputado Jorge Lacão, atual vice-presidente daquele orgão.

Este lançamento integrou o congresso internacional “Mulheres, Cidadania e Direito de Voto”, que decorreu no mesmo local, nos dias 21 e 22 de novembro, e que assinalou os 40 anos da Constituição da República Portuguesa de 1976, na qual se consagrou, pela primeira vez, o voto universal. Com o foco no papel das mulheres nos processos dos ciclos eleitorais, a conferência teve diversos painéis que procuraram analisar a prática da luta pelo sufrágio feminino.

A docente participou no evento como oradora, no painel "Logos, ethos e pathos na representação da liderança e da participação feminina em política". Maria José Mata explica que, “tendo como pano de fundo a evolução da representatividade feminina nos vários órgãos da política, [analisou], a partir de um caso concreto, o modo como o jornalismo tem interiorizado, na sua retórica discursiva, o papel da liderança política no feminino.“