Passar para o conteúdo principal

Publicado: 13.02.2017

Três escsianos do curso de Audiovisual e Multimédia estiveram envolvidos na campanha #OndeEstáoÓscar, da NOS Audiovisuais.

#OndeEstáoÓscar é o nome da campanha criada pela agência publicitária Social Animals para a NOS Audiovisuais, com o objetivo de apresentar Os Filmes da Zona Indie nomeados para os prémios da Academia. Esta tem como ponto central o Facebook Messenger e utiliza a tecnologia BOT, um sistema de inteligência artificial criado pela empresa e aplicado, pela primeira vez, em Portugal, que permite uma conversa one-to-one entre o público e um personagem que, como refere o press release, “transporta toda a mística da lendária estatueta, bem como os valores e a personalidade do público da marca”.  A campanha está presente em meios offline (televisão, cinema, outdoor, pontos de venda e ativações), digital (banners) e social (Facebook e Instagram).

Os escsianos João Ruivo, Mariana Lamas e Tiago Eleutério com o personagem da campanha.

Tiago Eleutério, João Ruivo e Mariana Lamas trabalham na Social Animals, são escsianos do curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia e contribuíram para a concretização deste projeto.

Tiago refere que o desenvolvimento da personagem e das peças foi uma experiência desafiante, uma vez que teve de as pensar e adequar consoante o formato. O ex-aluno destaca o contributo da formação escsiana para o seu desempenho no mercado de trabalho: “saímos com uma base de conhecimentos muito boa mas, acima de tudo, preparados para pensar a Comunicação. O que é um ponto que abona muito a nosso favor, pois conseguimos ser bons tecnicamente e concetualmente”.

Por seu lado, João fez a sua estreia na produção de conteúdos para uma campanha de grande dimensão e que abarca diferentes formatos. O escsiano usou as competências que desenvolveu no curso, com destaque para as áreas de design gráfico e motion design. “Apercebi-me do quão valiosa é a formação e a maneira de pensar que adquirimos na ESCS”.

Embora tenha entrado para a agência já na fase final do desenvolvimento da campanha, Mariana deu, também, o seu contributo na criação de conteúdos. A ex-aluna explica que o domínio das ferramentas e a forma de pensar a Comunicação que levou da Escola ajudaram na adaptação à sua primeira experiência profissional. “Hoje, sinto que foi uma mais-valia em relação aos colegas que concorrem comigo, com outras formações”, concluiu.

*Fotografia gentilmente cedida pelos escsianos.