Publicado: 13.05.2016

A Direção do curso de licenciatura em Jornalismo organizou um ciclo de workshops dirigido a estudantes do Ensino Secundário.

O ciclo de workshops “Jornalista da ESCS por um dia” foi uma iniciativa da Direção do curso de licenciatura em Jornalismo, dirigida a alunos do 12.º ano de escolaridade. Os estudantes inscritos na atividade tiveram a oportunidade de assistir a aulas do curso, na companhia dos alunos da ESCS, lecionadas pelos docentes das disciplinas que são, também, profissionais nas áreas do jornalismo de investigação, da rádio, da televisão e do fotojornalismo.

No workshop “Os Jornalistas e a Rádio”, os jovens assistiram a uma aula do Prof. Francisco Sena Santos, na qual simularam entrevistas com os alunos da disciplina de Ateliê de Jornalismo Radiofónico.

A iniciativa permitiu aos jovens inscreverem-se em quatro workshops: “Jornalista de Investigação”, numa aula aberta de Laboratório de Jornalismo, lecionada pela Prof.ª Ana Leal, jornalista da TVI; “Os Jornalistas e a Rádio”, com o docente e jornalista Francisco Sena Santos, numa aula de Ateliê de Jornalismo Radiofónico; “Jornalista Televisivo”, na aula de Ateliê de Jornalismo Televisivo, lecionada pelo Prof. Paulo Sérgio, jornalista da RTP; e “O Fotojornalista”, no qual o professor e fotógrafo Rui Coutinho acompanhou os alunos, durante a aula de Ateliê de Fotojornalismo.

No workshop “O Fotojornalista”, os jovens puseram em prática os conhecimentos adquiridos em sala.

Gabriela Luís é aluna da Escola Secundário José Saramago, em Mafra, e participou em três workshops. A jovem destacou a “excelente iniciativa”, sublinhando que tanto os professores como os alunos da ESCS integraram facilmente os estudantes do Ensino Secundário que vieram assistir às aulas, permitindo que estes participassem ativamente, não sendo apenas espetadores. “Mostraram-se disponíveis para todas as dúvidas que tínhamos, sendo elas relacionadas com a aula em questão, com o curso ou com outro tipo de assunto”, explicou Gabriela.

Durante dois dias, João Serra trocou o Barreiro por Lisboa, para viver as suas primeiras experiências na área na qual ambiciona vir a trabalhar. O jovem finalista da Escola Secundária Augusto Cabrita ficou interessado em ingressar na ESCS durante uma visita guiada à Escola, realizada recentemente, e não perdeu a oportunidade de experimentar alguns workshops. “Senti-me, de certa forma, como um aluno da Escola e parecia que já estava nela há bastante tempo”, explicou, destacando a forte ligação evidente entre alunos e professores, a qualidade dos espaços tecnológicos e o Gabinete de Estágios, que “apoia os alunos nas suas saídas profissionais”.

No workshop “Jornalista Televisivo”, os jovens conheceram os estúdios de televisão da ESCS.

No rescaldo desta atividade, a Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho, Diretora do curso de licenciatura em Jornalismo, destaca a “colaboração fundamental dos docentes dos ateliês”, que permitiram tornar as suas aulas num “espaço de partilha” entre os escsianos e os alunos do Ensino Secundário. A docente explica que “a urgência deste tipo de iniciativas decorre, não só, da necessidade de esclarecer os jovens sobre o conceito e a relevância da literacia mediática, mas, também, da necessidade de envolver a própria comunidade académica em experiências que acolhem as dúvidas e as expetativas do mundo mediático contemporâneo”.