Publicado: 21.04.2020

O escsiano e criativo Hugo Veiga acaba de lançar o seu projeto musical: Gohu. “Vai Ficar Fixe”, o single de estreia, tem sido notícia na comunicação social portuguesa e brasileira.

Hugo Veiga, licenciado em Publicidade e Marketing, apresenta o seu projeto musical, Gohu, com o lançamento do single "Vai Ficar Fixe". O Executive Creative Director da AQKA São Paulo é o criativo português mais premiado a nível internacional. A última distinção surgiu, no final de 2019, pelo jornal PROPMARK, que elegeu o escsiano como o Criativo do Ano, no Brasil.

O antigo estudante da ESCS preparava-se para lançar uma música originalmente chamada “Tá Tudo Fixe”, quando a pandemia da COVID-19 assolou o mundo. Face à situação, o agora cantor decidiu adaptar a letra à realidade atual, mudando, também, o título do tema. “Vai Ficar Fixe” foi lançada no passado dia 14 de abril e já corre os meios de comunicação social portugueses e brasileiros. O videoclipe foi filmado, no início de março, em Alcochete, e, tal como o escsiano explica nas entrevistas que tem concedido, retrata “jovens da 3.ª idade”, em “poses badass”, em trabalhos de lavor e pesca, como forma de demonstrar “a força dessa geração”. A música pretende transmitir positivismo no que diz respeito à pandemia.

O videoclipe da música “Vai Ficar Fixe”.

Álbum em 2021

Na sua página de Facebook, Gohu lembra que, já em 2013, em entrevista ao jornal Público, no âmbito do lançamento da premiada campanha Dove Real Beauty Sketches, Hugo Veiga tinha falado num projeto musical que estava “há muito tempo parado na gaveta”. O escsiano, que trabalha no Brasil desde 2009, canta em português de Portugal, como “forma de se manter ligado às suas raízes”. À Vodafone FM, contou, com humor, que, no processo de produção do álbum, enviou áudios, por WhatsApp, ao seu amigo e produtor Emerson Martins, nos quais tentava reproduzir, vocalmente, os ritmos que queria para as músicas. “Vai ser engraçado começar a partilhar esse making of”, assegura.

O antigo estudante promete, agora, apresentar um single novo a cada 40 dias. O próximo, “A Santa Que Levantou a Saia”, fala sobre como “cada um pode ser o que bem entender”. Apesar de ter, inicialmente, previsão de lançamento para 25 de abril, Dia da Liberdade, a pandemia atrasou os planos e será, agora, apresentado em junho. O primeiro álbum de Gohu será lançado em 2021.