Publicado: 02.06.2017

Frederico Batista foi o responsável pelos vídeos de uma das reportagens vencedoras da 19.ª edição do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença.

Frederico Batista é licenciado em Jornalismo pela ESCS e, atualmente, docente na Escola, na disciplina de Jornalismo Multimédia. O jornalista escsiano foi o responsável pelos vídeos da reportagem multimédia “Racismo em Português”, uma das vencedoras da 19.ª edição do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença.

O trabalho, dirigido pela jornalista Joana Gorjão Henriques, foi realizado ao serviço do jornal PÚBLICO e retrata o impacto do colonialismo português, através 100 entrevistas realizadas em cinco ex-colónias africanas (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique). A reportagem foi realizada a propósito do 40.º aniversário da descolonialização.

Esta reportagem multimédia deu origem ao livro “Racismo em Português – o lado esquecido do colonialismo”, uma edição da Tinta da China, do PÚBLICO e da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

A cerimónia de entrega dos prémios aconteceu no passado dia 22 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, e foi presidida pelo Presidente da República, o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Este ano, o Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença distinguiu dois trabalhos vencedores e cinco menções honrosas.

*Fotografia: AMI