Publicado: 19.04.2022

A edição de 2022 do projeto internacional HedCom contou com a participação de quatro alunos finalistas da licenciatura em RPCE.

A ESCS foi, uma vez mais, a única instituição de Ensino Superior portuguesa a participar no HedCom (Higher Education Diploma in Communication), uma iniciativa inserida na rede de instituições de Ensino Superior europeias BUSINET (Global Business Education Network). Em 2022, a Escola fez-se representar por quatro estudantes finalistas do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE). Na semana de 21 a 25 de março, Carolina InácioMaria Eduarda RamosMaria Marcelino e Tomás Ferreira viajaram até Courtrait, na Bélgica, acompanhados pela Prof.ª Doutora Ana Raposo, coordenadora do curso de RPCE.

HedCom 2022
A comitiva portuguesa em Courtrait. Da esq. para a dir.: Tomás Ferreira, Carolina Inácio, Maria Eduarda Ramos, Maria Marcelino e a Prof.ª Doutora Ana Raposo.

Na Howest University of Applied Sciences, a instituição anfitriã desta edição do HedCom, os escsianos integraram quatro dos seis grupos de trabalho compostos por estudantes provenientes da Bélgica, Espanha e Países Baixos. Este ano, o projeto incluiu dois momentos distintos: a resposta, em 72 horas, a um briefing, cujo objetivo era promover o turismo de Ieper, palco histórico da I Guerra Mundial e cidade que os alunos tiveram a oportunidade de visitar, e a criação de um vídeo a demonstrar o dia-a-dia do projeto, com vista à promoção da edição do próximo ano do HedCom. No final, o grupo de Maria Marcelino venceu o desafio do briefing, com o desenvolvimento da aplicação móvel YPERFECT, e a equipa de Maria Eduarda Ramos destacou-se no que diz respeito ao vídeo.

HedCom 2022
As equipas vencedoras do HedCom 2022.

Confira, abaixo, o balanço que os estudantes da ESCS fazem em relação à participação no HedCom 2022:

O HedCom superou completamente todas as minhas expetativas. Este tipo de projeto vai muito além da proposta de trabalho propriamente dita. Ter a possibilidade de visitar um novo país e de conhecer pessoas de vários pontos da Europa, com diferentes formas de trabalhar, de pensar e de ver o mundo, é, por vezes, desafiante, mas sempre extremamente enriquecedor. Foi uma semana intensa, inesquecível e tenho a certeza de que todos voltámos para casa com o coração cheio. Estarei para sempre grata à ESCS, e em particular à Professora Ana Raposo, por nos proporcionarem experiências como esta, por nos permitirem sair da nossa zona de conforto e por contribuírem para o nosso crescimento não só profissional, mas, também, pessoal. Fechei com chave de ouro a minha passagem por aqui.

Carolina Inácio

Ser uma escsiana me permitiu, mais uma vez, vivenciar uma experiência inesquecível que representou um grande marco na minha trajetória académica e pessoal. O projeto HedCom foi uma oportunidade de conhecer novas pessoas, tão diferentes de mim, mas que tinham a mesma paixão por fazer mudança através da comunicação. Durante esta semana, desenvolvi habilidades de cooperação e compreensão, ao trabalhar com colegas de diversas culturas e modos de aprendizagem. Volto com a certeza de que cresci, aprendi, fiz bons amigos e aproveitei cada momento especial vivido na Bélgica. Obrigada ao IPL, à ESCS e, especialmente, à Professora Ana Raposo, por ter me permitido fazer parte deste projeto tão enriquecedor.

Maria Eduarda Ramos

Quando me pediram para descrever o projeto HedCom em apenas uma palavra, escolhi “Networking”, mas nem esta palavra tão intensa explica a experiência que vivi nestes dias. Conheci um novo país, novas caras e, acima de tudo, novas formas de viver. E, em poucos dias, recebi e concretizei um desafio que, há dois anos, demoraria três semanas para realizar. Esta foi mais uma oportunidade que a ESCS me deu, que comprova o quanto tenho aprendido e crescido ao longo deste curso. Levo experiência na área, sim, mas, mais que tudo, levo amigos e uma lição que nunca vou esquecer – quando temos um objetivo comum, não existem diferenças que nos impeçam de o alcançar.

Maria Marcelino

O HedCom foi a melhor forma possível de fechar a minha passagem pela ESCS, tanto num nível académico como num relativo à experiência em si. Poder ter viajado junto de colegas – e amigos, acima de tudo – e ser acompanhado de forma muito cuidada pela docente Ana Raposo no meu último ano de licenciatura, permitindo-me aplicar todos os conhecimentos ganhos ao longo de três anos no projeto, foi inestimável e muito gratificante.

Tomás Ferreira

TEXTO: Gentilmente cedido pela equipa de estudantes que participaram no HedCom 2022 e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).
FOTOGRAFIAS: Gentilmente cedidas pela Prof.ª Doutora Ana Raposo