Figuras da ESCS participam na coleção “Obras de Mário Soares”

Publicado: 19 julho 2021

Maria Inácia Rezola, Pedro Marques Gomes e Mário Mesquita integram a coleção “Obras de Mário Soares”, lançada pela Imprensa Nacional.

A Imprensa Nacional lançou, em junho, o livro “As Ideias Políticas e Sociais de Teófilo Braga Com notas de leitura de António Sérgio e cartas sobre a obra”, o primeiro volume da coleção “Obras de Mário Soares”.
A obra inclui uma investigação sobre a polémica história da defesa pública da primeira tese de licenciatura de Mário Soares, que originou o seu primeiro livro, editado em 1950. Este trabalho foi coconduzido pelo Prof. Doutor Pedro Marques Gomes, docente da ESCS. A Prof.ª Doutora Maria Inácia Rezola e o Prof. Mário Mesquita, docente aposentado da Escola, integram a Comissão Científica da coleção, composta por vários historiadores e académicos.

Como refere a Imprensa Nacional, a coleção “Obras de Mário Soares”, nos seus diversos volumes, “além das múltiplas obras publicadas em vida – como ensaios doutrinários, depoimentos, crónicas, entrevistas, memórias, discursos e intervenções –, acolherá inúmeros escritos inéditos e dispersos e milhares de cartas trocadas com grandes figuras nacionais e internacionais”. Desta forma, pretende dar-se a conhecer a personalidade “fundamental da nossa história contemporânea, cujos testemunhos são uma fonte primária, insubstituível e essencial da historiografia portuguesa, mas também europeia e mundial recentes”, que foi Mário Soares.