Publicado: 11.05.2021

A nova ação de consciencialização da APIC para o enfarte agudo do miocárdio, “Coração de Mãe”, foi desenvolvida por cinco estudantes finalistas de Relações Públicas e Comunicação Empresarial.

Ana Margarida Patinho, Beatriz Querido, Gonçalo Sequeira, Hugo Andrade e Joana Fernandes, estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, assinam a campanha “Coração de Mãe”, lançada, recentemente, pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC). O projeto foi desenvolvido na unidade curricular de Comunicação no Interesse Público, no âmbito de um protocolo de cooperação estabelecido entre a ESCS e aquela associação, sendo, agora, integrado numa ação nacional de consciencialização para o Enfarte Agudo do Miocárdio. O objetivo é levar as mulheres a adotar “um estilo de vida mais saudável, para que, no futuro, possam beneficiar de uma vida tranquila com os seus filhos”, explica João Brum Silveira, presidente da APIC.

Campanha APIC
A campanha “Coração de Mãe”, lançada recentemente pela APIC, foi desenvolvida por cinco estudantes de RPCE.

Trabalhar com um “cliente real”

Após verem o seu trabalho reconhecido, os autores da campanha fazem um balanço sobre o trabalho desenvolvido.

Equipa campanha APIC
Beatriz Querido, Joana Fernandes, Gonçalo Sequeira, Ana Margarida Patinho e Hugo Andrade são os autores da campanha “Coração de Mãe”.
Fotografia gentilmente cedida pelos estudantes.

Foi enriquecedor participar na conceção desta campanha em conjunto com a APIC, porque nos deu uma noção mais concreta de como é trabalhar com um cliente real, ao mesmo tempo que nós também aprendemos mais sobre o assunto, o que é uma das riquezas desta área: estamos sempre a aprender.
Ana Margarida Patinho

Este projeto foi um autêntico desafio. Comunicar saúde não é fácil, mas, com o meu grupo, tudo se consegue! O facto de a nossa campanha ter sido escolhida foi um orgulho enorme, pois aprendemos um pouco mais sobre a realidade que nos espera e vimos um trabalho nosso a ganhar vida! Um obrigado à ESCS e à APIC pela oportunidade!
Beatriz Querido

Ter tido a oportunidade de aplicar, efetivamente, os conhecimentos adquiridos, ao longo dos últimos anos, numa campanha como a que foi desenvolvida juntamente com a APIC, acaba por ser bastante satisfatório e uma recompensa por todo o esforço aplicado. Trabalhar com saúde – algo tão importante, mas, ao mesmo tempo, muito particular, devido a diversos fatores – foi, também, extremamente enriquecedor, tanto pessoal como profissionalmente.
Gonçalo Sequeira

Este projeto tornou-se especial para nós, pois, para além de ter sido desenvolvido entre amigos, deu-nos a possibilidade de nos mostrarmos ao mercado. E ter esta oportunidade, ainda como estudantes, é algo gratificante e que nos motiva ainda mais para o futuro. Por este motivo, só temos a agradecer a oportunidade.
Hugo Andrade

É com orgulho que agradeço o voto de confiança, por parte da APIC e da professora Andreia Garcia, em tornarem o nosso projeto académico numa campanha real. Durante o seu desenvolvimento, a missão inspiradora da associação e o desafio proposto despertaram em nós um carinho especial que acabou por ser o segredo para o resultado final. "Coração de Mãe" é uma campanha sobre amor, proteção e (muita) perseverança. Para o futuro, desejamos que as mães portuguesas invistam mais em si e cuidem do seu coração.
Joana Fernandes