Publicado: 30.11.2022

Os estudantes de Jornalismo da ESCS foram desafiados a realizar trabalhos de investigação para O Referencial, a revista da Associação 25 de Abril.

A Associação 25 de Abril comemorou, no passado mês de outubro, 40 anos. Com o objetivo de refletir sobre o seu papel na sociedade e passar o testemunho às gerações mais jovens, que não vivenciaram a revolução de Abril, a Associação deu a oportunidade a estudantes de Jornalismo da ESCS de realizarem trabalhos de investigação, que foram publicados na revista trimestral O Referencial.

O lançamento da edição n.º 146 da revista foi assinalado numa cerimónia que teve lugar, no passado dia 22 de novembro, nas instalações da Associação 25 de Abril.

O Referencial
A edição n.º 146 da revista O Referencial apresenta a "Revolução sob o olhar de futuros jornalistas".

Nesta edição d’O Referencial, a Prof.ª Doutora Maria Inácia Rezola, docente da ESCS nomeada comissária das comemorações do 25 de Abril, abre o separador “Abril e os Jovens” da revista, explicando que o repto foi lançado aos alunos do 1.º ano do curso de licenciatura em Jornalismo, pela Prof.ª Doutora Fátima Lopes Cardoso, na unidade curricular de Laboratório de Jornalismo II. Os estudantes desenvolveram “reportagens e artigos de fundo que os levaram, em alguns casos, numa viagem pelo passado para ouvir as histórias e despertar as memórias de quem viveu num país bem diferente daquele que conhecem [...] O início foi de expetativa, o resultado uma verdadeira revelação”, afirma Maria Inácia Rezola.

estudantes O Referencial
As estudantes Helena Couto e Mariana Louro (à esq.) e Carolina Rodrigues e Daniela Matias (à dir.).

Num texto assinado na mesma edição da revista, a Prof.ª Fátima Lopes Cardoso refere que, “seguindo os preceitos do jornalismo e sem nunca abdicarem da liberdade criativa, o desafio serviu, pelas exigências da unidade curricular, para os estudantes aprenderem a pesquisar, a encontrar histórias e, sobretudo, para tornar a partilha apelativa e com forte sentido humanista, como devem ser os artigos desta natureza”.

O Referencial mesa
Da esq. para a dir.: José Fanha (poeta), Dulce Afonso (secretária da Associação 25 de Abril), Coronel Vasco Lourenço (Presidente da Associação 25 de Abril), Coronel Aniceto Afonso (Diretor da revista O Referencial) e Prof.ª Fátima Lopes Cardoso.

Dos trabalhos desenvolvidos, na unidade curricular, foram selecionados dois para publicação. “Repórteres de Abril”, da autoria de Carolina Rodrigues e Daniela Matias, conta a história do fotógrafo Eduardo Gageiro, focando o contributo do seu trabalho para eternizar o dia da Revolução. Por sua vez, Helena Couto e Mariana Louro assinaram a reportagem “Presos de espírito livre”, na qual dão a conhecer o testemunho de três prisioneiros políticos.

A revista O Referencial está disponível, para consulta/requisição, na Biblioteca da ESCS.

Fotografia d'O Referencial: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
Fotografias da cerimónia gentilmente cedidas pela Associação 25 de Abril