Publicado: 28.03.2022

Quinze estudantes da ESCS viajaram até Espanha, acompanhados pelo Prof. João Rosário, no âmbito da International Trade Mission Madrid 2022.

International Trade Mission Madrid 2022, promovida pela Businet, juntou 133 estudantes de 13 instituições de Ensino Superior europeias, com o objetivo de proporcionar uma experiência real de trabalho, em contexto internacional. A Universidad Rey Juan Carlos foi a anfitriã da iniciativa. A instituição madrilena recebeu as comitivas para uma semana de atividades, que decorreu, presencialmente, entre 13 e 17 de março, e que culminou com uma Trade Fair, na qual as equipas apresentaram os trabalhos desenvolvidos. Para além das apresentações, os estudantes, acompanhados pelos docentes que orientaram os projetos, tiveram experiências culturais e de network.

Comitiva portuguesa na International Trade Mission Madrid 2022
A comitiva portuguesa em Madrid

A ESCS fez-se representar por cinco equipas dos 2.º e 3.º anos da licenciatura em Publicidade e Marketing. O Prof. Doutor João Rosário, docente responsável pelo grupo de trabalho Marketing and International Trade Group da Businet, na Escola, orientou os estudantes e acompanhou-os na viagem. Os escsianos representaram as empresas Chá Gorreana, GinT Premium Spirits, OPO Spritz, Queijaria Lourenço e Rodoliv.

Uma experiência profissional de internacionalização

De novembro de 2021 a fevereiro de 2022, os estudantes procuraram pequenas/médias empresas (PME) do seu país de origem com interesse em exportar para o mercado espanhol. Depois, com a ajuda dos colegas da universidade madrilena, contactaram potenciais importadores, convidando-os a estar presentes na feira, onde foram apresentadas as ofertas das empresas.
Antes da Trade Fair, os estudantes fizeram um pitch de apresentação das empresas que representaram, o qual foi avaliado pelos docentes que participaram na iniciativa. No total, figuraram 44 PME. O Prof. Doutor João Rosário destaca que “todos os grupos da ESCS ficaram no topo da avaliação, tendo sido muito elogiados aspetos como o profissionalismo da apresentação, a qualidade do conteúdo [e] o espírito de entreajuda em cada grupo”, entre outros fatores.

No rescaldo da iniciativa, o docente faz um balanço “extremamente positivo”, destacando “o networking de alunos e professores” e a “experiência dos estudantes com empresas reais”, no seu primeiro contacto com um projeto “de cariz profissional num ambiente de internacionalização, nomeadamente com a apresentação da empresa (pitch) e organização da presença desta numa Trade Fair”.

Confira, abaixo, o balanço que as equipas da ESCS fazem em relação à participação na International Trade Mission Madrid 2022:

Daniela da Costa, Maria Luísa Fraga e Marta Gaspar

Sentimos que vivemos uma experiência bastante enriquecedora, tanto no nível pessoal como no profissional. Ajudou-nos, sem dúvida, a aprender a relacionarmo-nos mais facilmente com diferentes culturas, já que fomos todos postos à prova num contexto muito próximo à realidade profissional. Certamente, será uma semana que ficará marcada para sempre, assim como o tempo despendido, nos últimos meses, a preparar estes dias.

Daniela da Costa, Maria Luísa Fraga e Marta Gaspar
Cliente: Chá Gorreana

Carla Manuel, Denise Pereira e Lara Malta

Uma experiência multicultural e internacional que nos proporcionou oportunidades diretas com PME portuguesas e o mercado espanhol. Além de ter sido uma troca enriquecedora de conhecimentos, habilidades e networking, foi, também, um projeto no qual desfrutámos ao máximo o processo e todos os desafios.

Carla Manuel, Denise Pereira e Lara Malta
Cliente: GinT Premium Spirits

Ana Marta Paquete, Mafalda Graça e Matilde Costa

Foi uma experiência enriquecedora a vários níveis, com momentos desafiantes, mas que valeu muito a pena. Permitiu-nos aplicar diversos conceitos aprendidos ao longo do curso e ter uma experiência não apenas académica. Para além disso, foi uma oportunidade única para desenvolvermos o nosso inglês, através do contacto com alunos e professores de várias universidades internacionais.

Ana Marta Paquete, Mafalda Graça e Matilde Costa
Cliente: OPO Spritz

Ana Sofia Silvério, Pedro Quintanilha Martins e Sara Pestana

O International Trade Mission representou, para nós, uma importante experiência de contacto com a realidade empresarial em contexto internacional, na medida em que contactámos com cerca de 35 entidades em Madrid, potenciais importadores para os produtos regionais portugueses que representámos. Contámos, ainda, com o apoio fundamental da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, que, através da sua marca Terras de Oiro, facilitou o contacto entre os estudantes e algumas empresas da região (Beira Baixa), como a Queijaria Lourenço e a Rodoliv. A Câmara, desde cedo, demonstrou interesse neste projeto e disponibilizou, inclusivamente, uma verba financeira para apoiar os estudantes nesta missão. Esta confiança, a qual muito agradecemos, é, para nós, um motivo de grande orgulho e tornou esta experiência internacional ainda mais relevante, tanto para nós, como para as empresas.

Ana Sofia Silvério, Pedro Quintanilha Martins e Sara Pestana
Cliente: Queijaria Lourenço

Beatriz Piedade, Carolina Preto e Marta Vaz

Participar no programa International Trade Mission, não só nos permitiu pôr em prática alguns dos conteúdos aprendidos na licenciatura, como também desenvolver outras soft skills, contactando com alunos de toda a Europa que estão na mesma área que nós. Com este programa, foi possível trabalhar uma pequena/média empresa portuguesa no estrangeiro, tornando-se assim uma experiência muito enriquecedora que iremos sem dúvida recordar.

Beatriz Piedade, Carolina Preto e Marta Vaz
Cliente: Rodoliv