Publicado: 29.11.2019

Carlota Real e Hélder Pina são os autores da identidade gráfica dos suportes de comunicação da 6.ª edição do Prémio Sophia Estudante.

Carlota Real e Hélder Pina, estudantes do 2.º e 3.º ano, respetivamente, do curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia, foram a dupla vencedora do concurso para a criação da identidade gráfica dos suportes de comunicação da 6.ª edição do Prémio Sophia Estudante, promovido pela Academia Portuguesa de Cinema. O tema da edição deste ano, Montagem, serviu de base para a criação do projeto vencedor.

O Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, lançou o desafio à coordenação da licenciatura em Audiovisual e Multimédia para participar no concurso. Por sua vez, o Prof. Dr. Ricardo Pereira Rodrigues, enquanto coordenador do curso e docente na área do Design, promoveu a iniciativa junto dos estudantes. Carlota e Hélder aderiram ao apelo e podem ver, agora, o seu trabalho exposto ao público.

O projeto

Os estudantes explicam que, durante a pesquisa para a realização deste trabalho, perceberam que o filme “Battleship Potemkin”, de Serguei Potemkin, reunia “unanimidade, para um conjunto de realizadores, montadores e historiadores contemporâneos”, como sendo uma referência, “pelo seu contributo no desenvolvimento da técnica de montagem”. Deste modo, na elaboração do cartaz, a dupla usou “um conjunto de frames, distribuindo-os harmoniosamente e com tamanhos diferenciados, para mostrar a importância do tempo na montagem, para o processo de interpretação e criação de significado”. De forma a reforçar a ideia de Montagem, criaram, ainda, “um conjunto de pictogramas” que representam “os diferentes tipos de cortes existentes no cinema”, permitindo “um ritmo e variedade maior na declinação do projeto gráfico noutras peças de comunicação visual”.

TEXTO: gentilmente cedido pela coordenação da licenciatura em AM e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).