Publicado: 21.09.2023

Noite Europeia dos Investigadores (798x400)

A ESCS marcará presença na Noite Europeia dos Investigadores, que terá lugar, no dia 29 de setembro, na Fundação Champalimaud.

A Noite Europeia dos Investigadores 2023 é organizada pelo RAISE – Cientistas em Ação para a Inclusão na Ciência e na Educação, um consórcio constituído pela Native Scientists, organização não-governamental de que a ESCS é parceira no âmbito do programa educativo “Cientista Regressa à Escola”, pela Fundação Champalimaud e pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes.

A iniciativa visa promover, de forma diversa e inclusiva, a interação e a participação ativa da sociedade na Ciência e Investigação e contribuir para a literacia científica. Neste sentido, e revendo-se nestes propósitos, com base na estratégia que tem vindo a delinear e a implementar, nos últimos anos, no eixo da Relação com a Sociedade, a ESCS associa-se, pela primeira vez, à Noite Europeia dos Investigadores.

O evento oferece ao público a oportunidade de, entre as 15h e as 24h do dia 29 de setembro, participar em cerca de 50 atividades gratuitas. As ações da ESCS decorrerão, das 15h às 23h, no espaço Champalimaud Warehouse, sediado nos antigos armazéns da DocaPesca, junto à Fundação. A Escola dinamizará, em colaboração com a equipa do programa de televisão E2, um workshop de televisão e rádio intitulado “Vamos comunicar ciência!”. Os participantes desta oficina poderão experimentar, em dois stands distintos, algumas profissões da Comunicação, nas áreas do Audiovisual e do Jornalismo, sendo que as funções de repórter de imagem, jornalista, locutor e entrevistador serão devidamente explicadas e demonstradas ao público.

Texto gentilmente cedido pelo GAI (Gabinete de Apoio à Investigação) e editado pelo Gabcom.