ESCS Magazine

Publicado: 18 maio 2012

De início eram apenas 10 membros, a ESCS Magazine foi crescendo e de momento são 34. Pegaram numa iniciativa da Associação de Estudantes e deram-lhe pernas para andar. O primeiro número desta revista gratuita andou de mão em mão e já deu que falar.

escs_magazine_horizontal

Este projeto foi iniciado com o objetivo de informar os alunos da ESCS sobre o que se passa dentro e nas imediações da Escola. Gonçalo Amorim, aluno do 1º ano de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, tomou a iniciativa de criar o núcleo ESCS Magazine e a ele se juntaram outros alunos, que deram força a esta iniciativa. Assim nasce a ESCS Magazine e com ela mais uma atividade extracurricular da Escola. Como diz Gonçalo Amorim, “é um formato que vai atrair as pessoas por ser táctil e que poderão levar para casa para ler mais tarde”.
Esta publicação, “feita por alunos para alunos”, é realizada com a intenção de “fazer algo que chame a atenção do público”, como refere o responsável do núcleo. O conteúdo da revista anda em torno de eventos que se passem no âmbito da Escola, mas também vai falar dos outros núcleos, divulgando as iniciativas que estes têm programadas ou que tenham realizado. Como refere Gonçalo Amorim, o núcleo pretende também “cobrir eventos feitos pela Escola e pelo IPL, bem como divulgar dados académicos mais relevantes”. O núcleo ESCS Magazine tem equipas de coordenação, de correção ortográfica, de fotografia, de grafismo e de comunicação. “Criámos equipas rotativas de escrita e vamos aceitar novos membros e novas ideias que podem ser adaptadas ao projeto em curso”. Estas equipas estão a preparar o lançamento de uma segunda edição, ainda antes do final deste ano letivo

IMG_0007

Arranque em força no próximo ano letivo
É a partir de Setembro, no início do próximo ano escolar, que o núcleo espera que a revista arranque em força, com uma periodicidade mensal. A princípio, a iniciativa não chegará a todos os alunos da ESCS, nem a todos os professores, como o núcleo ESCS Magazine gostaria, pois o número de cópias não chega para cobrir a totalidade de alunos e docentes da Escola. De futuro, se os patrocínios forem suficientes, vão tentar abranger mais pessoas. Numa primeira fase, chegar a todo o campus de Benfica e, posteriormente, fazer chegar esta iniciativa a outras escolas do IPL. O núcleo pretende criar um site, no qual estará disponível uma versão digital da revista. Vão também apostar no Facebook, onde irão publicar, pelo menos, 4 artigos semanais. “Esta é uma iniciativa para crescer”, manifesta o aluno. “Estamos abertos a ideias e recetivos a ouvir todas as críticas que os leitores da ESCS Magazine tenham”, diz Gonçalo Amorim.