Publicado: 27.02.2023

A ESCS foi a primeira unidade orgânica do IPL a candidatar-se e a ser selecionada para um BIP (Blended Intensive Programme), tendo recebido financiamento para apoiar o projeto europeu HEDCOM.

O BIP (Blended Intensive Programme) é uma modalidade do programa Erasmus+, criado com o objetivo de apoiar projetos, a nível europeu, que combinem o ensino online e a mobilidade presencial de curta duração.

De entre as oito unidades orgânicas do Politécnico de Lisboa (IPL), a ESCS foi a primeira a candidatar-se a um BIP e a obter financiamento. A Escola submeteu o projeto europeu HEDCOM (Higher Education Diploma in Communication), no qual participa anualmente, sendo a única representante portuguesa da iniciativa. Obteve, assim, uma verba de 6.400€, destinada a cobrir despesas relacionadas com as atividades desenvolvidas, bem como deslocações de estudantes e docentes.

BIP

A proposta de candidatura ao BIP teve como objetivos: o desenvolvimento de competências globais e internacionais, através do trabalho conjunto em equipas multiculturais e multidisciplinares, em regime online e presencial; o desenvolvimento de competências na área da Comunicação Estratégica, trabalhando com casos reais de empresas internacionais; e aprender a trabalhar a comunicação do ponto de vista estratégico, alinhada com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), no que diz respeito à comunicação da Sustentabilidade.

Por outro lado, no final do projeto, os estudantes deverão ser capazes de dominar competências de comunicação e relacionamento intercultural; criar um plano de comunicação estratégico global, aplicado ao mercado europeu; criar um plano de comunicação estratégico integrado, abrangendo as componentes online e/ou offline, em diferentes meios, canais e suportes; e criar um plano de comunicação estratégico com enfoque nos públicos internos e externos à organização em apreço.

Para efeitos de creditação, o BIP corresponde a 3 ECTS, sendo que a participação com sucesso no programa confere um certificado de participação.

O projeto HEDCOM em 2023

O HEDCOM (Higher Education Diploma in Communication), uma iniciativa inserida na rede de instituições de Ensino Superior europeias BUSINET (Global Business Education Network), junta, anualmente, grupos de trabalho de estudantes de várias instituições de Ensino Superior europeias, que colaboram no desenvolvimento de campanhas de comunicação estratégica para empresas internacionais. Em 2023, a ESCS é a anfitriã da iniciativa e a L’Oréal Portugal a empresa responsável pelo briefing, com o programa L’Oréal For The Future, focado no cuidado ambiental e social.

Numa primeira fase, a 14 de fevereiro, a Ocean Alive (a primeira cooperativa em Portugal dedicada à proteção do oceano) e a Girl Move (organização portuguesa que potencia o talento e liderança feminina) partilharam o seu propósito e trajeto com os participantes, num momento que teve como objetivo inspirar os estudantes para responderem ao desafio deste ano. Entre 20 e 24 de março, as instituições parceiras, provenientes da Bélgica, Países Baixos, Reino Unido e Roménia, juntam-se em Portugal, na Escola, a fim de desenvolverem uma estratégia de Comunicação 360º para o programa L’Oréal For The Future. As propostas serão apresentadas, no último dia do simpósio, a um júri composto por elementos da L’Oréal Portugal e pela equipa de docentes dos vários países participantes.