Passar para o conteúdo principal

Publicado: 20.08.2019

150 participantes de todo o mundo reuniram-se na ESCS, a propósito da edição deste ano do projeto GlobCom.

A ESCS acolheu, entre 29 de maio e 1 de junho, a 17.ª edição do GlobCom, a maior iniciativa académica internacional na área das Relações Públicas e da Comunicação Estratégica.

Durante quatro dias, a Escola, a única representante nacional do projeto de Comunicação Global, foi a casa de um grupo de 97 estudantes e 22 professores oriundos de 15 instituições de ensino de 15 países. Os participantes internacionais juntaram-se à comitiva portuguesa, composta por 17 alunos do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE).

No papel de anfitriã, coube à ESCS organizar o simpósio, contando, para tal, com o contributo dos docentes Ana Raposo, Mafalda Eiró-Gomes e Nuno da Silva Jorge e de uma Welcome Team constituída por cinco finalistas de RPCE (Daniela Sousa, Lourenço Meirelles, Maria Gonçalves, Marta Santos e Tiago Barbosa).

Dez meses antes...

Até ao apito final, que culmina com o anúncio da equipa vencedora, o GlobCom trilha um longo caminho. Com dez meses de antecedência, os estudantes dos 16 países são integrados em equipas virtuais. Durante esta jornada, que, este ano, contou com a participação de 22 estudantes de RPCE, os grupos trabalham através de plataformas e ferramentas online (desde o e-mail ao Skype, passando pelos social media). O objetivo visa desenvolver uma proposta que responda a um mesmo briefing de um cliente. Em 2019, o desafio do projeto internacional foi lançado pela Wellness Word USA, uma plataforma de cuidados pessoais que lançou a app SELFCARESQUARED.

And the winner is...

Finda a colaboração online, os estudantes encontraram-se na ESCS para a competição final. Este ano, procurou-se, o mais possível, aproximar os alunos da realidade profissional global. Para isso, as equipas assumiram o papel de agências de Relações Públicas internacionais e fizeram um pitch perante o cliente.

No primeiro dia de trabalho, as nove equipas estiveram reunidas em sessões de mentoring, com profissionais de agências de comunicação portuguesas, a preparar as apresentações das propostas, até então, desenvolvidas à distância. Na sequência desta dinâmica, foram apuradas as três equipas finalistas.

O dia da grande final arrancou com uma conferência dedicada ao tema “Communication as Understanding”, cujas intervenções procuraram refletir sobre a responsabilidade do papel dos profissionais de Comunicação para a construção de um mundo melhor.

O Auditório Vítor Macieira foi, também, o palco do último momento do simpósio, no qual as três equipas finalistas tiveram a derradeira oportunidade para convencer o júri da competição. Por fim, a Equipa 1 foi anunciada como a grande vencedora da edição deste ano do GlobCom, da qual faziam parte as escsianas Beatriz Luís e Catarina Teles.