Publicado: 26.10.2018

A rádio da ESCS comemorou o seu oitavo aniversário com uma semana de emissões especiais.

A ESCS FM está de parabéns! Ao longo da última semana, a rádio online da ESCS assinalou oito anos de existência, com uma programação especial, emitida, em direto, a partir do átrio do piso 0 da Escola. A equipa aproveitou a ocasião não só para trazer, à Escola, escsianos que já terminaram o curso como, também, para “reinventar alguns formatos e trazer de volta antigos”, como explica Nuno Viegas, Diretor de Produção do núcleo.

Pelo estúdio, passaram inúmeras figuras bem conhecidas do público, como o cantor Carlão, o Diretor-Geral de Entretenimento da Impresa, Daniel Oliveira, os locutores de rádio Carolina Camargo, Joana Cruz e Wilson Honrado, o comentador da SportTV Pedro Nascimento e os escsianos profissionais da comunicação Rúben Tiago Pereira (Impresa), Pedro Fernandes (RFM) e Inês Ameixa (Público).

Poder Público/Repórter 360

Nuno Viegas conta que, quando começaram a planear o evento, surgiu a ideia de “criar [para o Repórter 360, o espaço de grande reportagem da rádio da Escola] uma peça que não falasse da ESCS FM, mas da rádio e do que a envolve”, especificando o caso dos podcasts. Depois, pensaram em convidar o antigo estudante Ruben Martins, jornalista na secção de áudio do jornal Público, para ser pivô e em “estender a proposta ao conteúdo principal produzido por ele, o Poder Público”.

O resultado foi uma coprodução do Público e da ESCS FM intitulada “A declaração de independência dos podcasts, conduzida por Ruben e por seis estudantes de Jornalismo: Nuno Viegas, Daniela Ferreira, Duarte Ferreira (coordenador do Repórter 360), Francisco Sezinando, Inês Martins e Joana Faustino. “Reunimos, primeiro, no Público, planeámos a reportagem, dividimo-nos em duplas e trabalhámos ao longo de várias reuniões e dias de gravação, até publicarmos [no dia 25 de outubro] no jornal Público", explica o Diretor de Produção da ESCS FM.

O formato conta a história de quatro podcasts: A Hora Certa, Fumaça, Perguntar Não Ofende e Rádio Defusão. Este último é um programa que deu os primeiros passos nos estúdios da ESCS FM, já fez parte da grelha de programação da Antena 3 Rock e, hoje em dia, é gravado nos estúdios da RTP.

Open Mike

As comemorações terminam, no dia 29, com um sunset e o espetáculo “Humor à Primeira Vista: Open Mike”, o primeiro evento de standup comedy realizado pela ESCS FM, que contará com a presença de vários humoristas, entre os quais o escsiano Diogo Faro (Sensivelmente Idiota).

Veja os álbuns de fotografias das comemorações do oitavo aniversário da ESCS FM no, Facebook do número f.