Publicado: 04.03.2016

Ana Galvão e Joana Marques estiveram na ESCS a transmitir uma emissão especial do programa “As Donas da Casa”, da Antena 3.

A Antena 3 assentou arraiais na ESCS, na manhã do passado dia 2 de março. O foyer do piso -1 foi o local escolhido para instalar o comando de operações (leia-se, o estúdio de rádio). Em causa, estava uma emissão especial, em direto, do programa “As Donas da Casa”, apresentado por Ana Galvão e Joana Marques.

A emissão foi a primeira de uma série que irá percorrer várias instituições de ensino superior portuguesas. Coube à ESCS a honra de ser a primeira. “Decidimos começar por uma muito especial”, disse Ana Galvão. “Vai ser uma emissão histórica”, acrescentou, explicando que a emissão seria assegurada não só pela dupla residente mas, também, por alunos do curso de licenciatura em Jornalismo, que teriam a ser cargo a tarefa de desempenhar o papel de repórteres.

O Prof. Francisco Sena Santos foi um pilar essencial para o sucesso desta iniciativa. O docente da disciplina de Ateliê de Jornalismo Radiofónico foi o elo de ligação entre a ESCS e a Antena 3. “Desde já, quero agradecer-lhe porque nos ajudou a montar toda esta emissão”, disse Ana Galvão. “É um dia de festa”, respondeu Sena Santos, como é conhecido, enfatizando o seu orgulho em relação à Escola e aos alunos.

Ouça aqui o podcast do programa (na íntegra).

A emissão especial do programa “As Donas da Casa” foi transmitida, em direto, a partir do foyer do piso -1.

Duas horas nonstop

As duas horas de emissão foram intercaladas entre a dupla de apresentadoras e uma equipa de repórteres. “Quem vai participar como repórter são os alunos da ESCS”, explicou Ana Galvão aos ouvintes da Antena 3. “Temos aqui colaboradores ótimos para a nossa emissão”, complementou Joana Marques.

A emissão começou com uma conversa com o Presidente da ESCS, o Prof. Doutor Jorge Veríssimo, na qual se falou sobre a marca diferenciadora da Escola: a componente tecnológica das atividades letivas aliada a um corpo docente de excelência. As Donas falaram, também, com professores representantes das quatro áreas de ensino da Escola: Anabela de Sousa Lopes, Vice-Presidente da ESCS, em representação de Jornalismo, João Abreu, de Audiovisual e Multimédia, Ana Teresa Machado, de Publicidade e Marketing, e Sandra Pereira, de Relações Públicas.

“Nós estamos aqui por eles [os alunos] e para que eles tenham sucesso no mercado profissional”, referiu o Presidente da ESCS, durante a conversa com Ana Galvão e Joana Marques.Houve, ainda, espaço para dois momentos de conversa com duas escsianas que deram o seu testemunho como ex-alunas. Vera Moutinho, licenciada em Jornalismo e jornalista multimédia no Público, contou que a componente prática do curso e as amizades conquistadas marcaram a sua passagem pela ESCS. “Estar aqui, hoje, traz-me muito boas recordações”, confessou. Por sua vez, Xana Alves, licenciada em Audiovisual e Multimédia e apresentadora do programa “Inferno” no Canal Q, concordou com a colega, afirmando que “foram anos espetaculares (…) pude experimentar imensas coisas”.

Ana Galvão e Joana Marques não se esqueceram da comunidade de alunos estrangeiros a estudar na ESCS. As radialistas conversaram com Miriam Yanéz, aluna madrilena proveniente do programa Erasmus+, que destacou a componente prática das aulas e o ambiente familiar da Escola.

Repórteres made in ESCS

Os momentos de reportagem ficaram a cargo de seis alunos da disciplina de Ateliê de Jornalismo Radiofónico, do 3.º ano do curso de Jornalismo: Ana Luísa Alves, Francisco Reis, Ricardo Ramos, Rita Barbosa, Ruben Martins e Rúben Tiago. Os alunos entrevistaram outros colegas, no sentido de perceberem o seu envolvimento nas diversas atividades extracurriculares da ESCS, como é o caso da ESCS FM ou do 8ª Colina. Os jovens repórteres falaram, ainda, com as docentes Anabela de Sousa Lopes e Maria José Mata, diretoras do jornal 8ª Colina, e com o Vice-Presidente da ESCS, o Prof. Doutor André Sendin, que afirmou que “somos uma Escola de talentos e que estamos a formar talento”.

No fim da emissão, já em conversa com o Prof. Francisco Sena Santos, Ana Galvão e Joana Marques não pouparam elogios ao trabalho desenvolvido pelos alunos da Escola. “Esperamos, um dia, tê-los como colegas. Aqui, há gente com muito talento”, afirmou Ana Galvão.

Seis alunos do 3.º ano do curso de licenciatura em Jornalismo entrevistaram alunos e professores em vários pontos da Escola.

Uma emissão recheada de escsianos

A presença de escsianos foi uma constante nesta emissão d’“As Donas da Casa”. Em jeito de curiosidade, importa salientar que da equipa da Antena 3 fizeram parte dois ex-alunos da Escola. André Santos, licenciado em Jornalismo, é o produtor do programa e Fábio Vieira Fernandes, licenciado em Audiovisual e Multimédia, é colaborador na área web da estação. Citando Xana Alves, é caso para dizer que “há um ex-aluno da ESCS em todo o lado”.

Os escsianos André Santos e Fábio Vieira Fernandes integraram a equipa d’“As Donas da Casa”.

A terminar, ficou no ar uma pergunta que espelha, sem margem para dúvidas, o entusiasmo da equipa da Antena 3 em relação a esta iniciativa. “Será que podemos voltar amanhã?”, concluiu Joana Marques, à qual a ESCS responde “voltem sempre!”.