Desenvolver competências

Publicado: 29 março 2019

PERFIL PM: SOFIA TEIXEIRA

A escsiana Sofia Teixeira licenciou-se em Publicidade e Marketing e é, atualmente, Market Intelligence Manager, na Fujitsu Technology Solutions.

Quando estava a terminar o Ensino Secundário, Sofia Teixeira já sabia que gostava da área da Comunicação, mas não estava muito consciente do que queria seguir. Na altura de realizar os testes psicotécnicos, deram-lhe alguns flyers de instituições de Ensino Superior. Entre eles, estava um da ESCS, que chamou a sua atenção, pela componente prática dos cursos. “Achei o plano de estudos interessante [e] a Escola também me parecia adequada”, explica.

Após a licenciatura em Publicidade e Marketing, a escsiana desempenhou funções de Assistente de Marketing, Copywriter Brand Representative. Ao chegar à Fujitsu Technology Solutions, especializou-se em Market Intellingence, área da qual é, atualmente, Manager.

Sofia Teixeira é licenciada em Publicidade e Marketing.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

Recordar a ESCS

Sofia entrou para a ESCS em 2008. Da licenciatura, recorda, em particular, as aulas dos docentes João Barros e Jorge Trindade. O primeiro, pela “maneira descontraída” como lecionava, o que tornava as disciplinas “sempre muito interessantes”. No último ano do curso, acabou por seguir a vertente de Marketing, mas ainda ponderou inscrever-se em algumas disciplinas opcionais de Publicidade, por causa do professor. E o segundo, por “acentuar” o uso correto do vocativo, nos textos escritos. “Hoje em dia, quando vejo uma vírgula entre o Olá e o nome de uma pessoa, penso logo que [quem escreveu] deve ser da ESCS”, conta, divertida.

A escsiana lembra as competências que desenvolveu nas diversas disciplinas do curso.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

A antiga estudante destaca, ainda, algumas aulas práticas, como Marketing Estratégico e Marketing Operacional, nas quais os estudantes discutiram case studies, e as opcionais de Web Design e Produção Gráfica Publicitária, que a ajudaram a “desenvolver competências”, que, “ainda hoje, dão algum jeito”.

Sofia continuou na escstunis, mesmo após terminar o curso.
Fotografia gentilmente cedida por Sofia Teixeira

Enquanto estudava, Sofia fez parte da escstunis, continuando a ser membro durante “mais três ou quatro anos depois de ter acabado o curso”. A escsiana refere que a tuna da Escola lhe deu “várias soft skills”, que continua a pôr em prática diariamente. Ao fazer parte da Direção, foi uma das responsáveis por alguns certames, como o Tuna M’Isto, na Aula Magna. “Organizar um evento que ainda tem a sua dimensão ajuda-nos a estruturar, a ter as coisas planeadas. Portanto, nessa parte organizacional e nesse tipo de competências, também me ajudou”, explica. Para além da tuna, fez, ainda, parte de uma edição dos Commie Awards e da Comissão de Receção ao Aluno.

Percurso profissional

Após terminar o curso, em 2011, Sofia começou a trabalhar como Assistente de Marketing, no Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese, desenvolvendo as peças de comunicação da empresa. “Eles faziam muitos workshops e eu ajudava a produzir os flyers e os folhetos”, refere. Quatro meses depois, surgiu a oportunidade de integrar a equipa da Let’s Bonus, como Copywriter, onde permaneceu durante dois anos. Já em 2014, foi selecionada para um estágio da INOV Contacto, em Nova Iorque. Durante seis meses, a escsiana foi Brand Representative da Herdade da Malhadinha Nova. As suas funções passavam por apresentar, em conjunto com os comerciais da importadora de vinhos, a marca em adegas e garrafeiras e organizar provas. De volta a Portugal, entrou para a Fujitsu Technology Solutions, onde trabalha, já faz quatro anos.

A escsiana é, atualmente, Market Intelligence Manager, na Fujitsu.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

Nesta empresa, a escsiana começou por trabalhar várias áreas: “fazia front office para o Reino Unido, (…) ajudava a manter a base de dados de referências, que são os case studies que ajudam a Fujitsu a vender, e fazia, também, a parte de market intelligence”, conta. Há dois anos e meio como especialista e há oito meses como Market Intelligence Manager, Sofia é responsável por ajudar o negócio, nas suas diversas áreas, a “tomar decisões informadas”. “Tentamos compreender o mercado, os concorrentes e como é que a tecnologia influencia e vai influenciar essas indústrias”, explica.

Proatividade e pensamento crítico

Sofia destaca o facto de a Escola ter vindo a adaptar os planos de estudos às necessidades do mercado.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

A antiga estudante defende que “a parte prática da ESCS” confere, aos estudantes, “alguma proatividade para mexer e fazer as coisas andar para a frente”. Por seu lado, existe um “incitamento a que as pessoas pensem [e isso] acaba por se transportar para um pensamento crítico, que, neste trabalho, faz bastante sentido e me ajuda a desempenhar melhor as minhas funções”.

A escsiana confessa que viu, recentemente, o plano de estudos do curso e constatou que o mesmo tem vindo a adaptar-se às necessidades do mercado de trabalho. Por isso, “sempre que há alguém da ESCS [na Fujitsu], eu sei que aquela pessoa vai fazer um bom trabalho”, conclui.

Por fim, desafiámos Sofia Teixeira a responder a uma espécie de Questionário de Proust:

Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
O computador.

Uma cidade ou um país.
Lisboa.

Uma música ou uma banda.
Ella Fitzgerald.

Um filme ou um realizador.
Inception, de Christopher Nolan.

Um livro ou um escritor.
Fernando Pessoa.

Papel ou digital.
Papel e digital.

Uma rede social.
Instagram.

Quando for grande, quero ser.
Feliz. Eu sei que é clichê, mas quero estar bem comigo e com o que faço.


Conheça aqui mais histórias de perfis de Publicidade e Marketing.