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Publicado: 23.07.2020

A 3.ª edição das Media Talks fomentou uma reflexão sobre a liberdade de expressão e a promoção de uma utilização responsável dos meios, para comunicar no setor da indústria têxtil. A licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e o mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas (GERP), em parceria com a Agenda 2030, a Plataforma Portuguesa das ONGD e a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor), organizaram, no passado dia 28 de maio, a 3.ª edição das Media Talks, “Comunicar (com) Liberdade & Responsabilidade”, dedicada ao ”Consumo Sustentável: os desafios da indústria têxtil”. Se, até agora, este evento, da unidade curricular de Campanhas de Comunicação Pública, do mestrado em GERP, acontecia presencialmente, este ano, devido ao atual contexto de pandemia, adotou o formato webinar. As Media Talks realizaram-se no âmbito da iniciativa 7 Dias com os Media, promovida pela Comissão Nacional da UNESCO, e visaram refletir sobre a liberdade de expressão e a promoção de uma utilização responsável dos meios e dispositivos que, hoje, existem à disposição de todos para comunicar. O evento contou com uma audiência de mais de 100 espetadores, de entre os quais estudantes e docentes do Ensino Superior, ativistas e profissionais do terceiro setor, entre outros.

Este webinar, exibiu, em antestreia, o filme “Montanha Têxtil: o fardo oculto dos resíduos da moda”, de Felipe Lopes e Caitriona Rogerson. A obra foi apresentada pelo realizador e por Emily Macintosh, coordenadora da campanha #WardrobeChange, do European Environmental Bureau, que salientou a urgência de refletirmos sofre os efeitos nefastos da dita fast fashion no mundo global. A discussão sobre a possibilidade de um consumo mais sustentável na área da moda prosseguiu com a apresentação do projeto VEJA, pela voz da communication manager, Marine Betrancourt, dando, assim, destaque à temática da responsabilidade sustentável na indústria da moda no setor privado e a esta marca de sapatilhas.

TEXTO: gentilmente cedido pela organização das Media Talks e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).