Publicado: 26.01.2023

“A relação da Publicidade com os conceitos de ‘igualdade de género’ e ‘empoderamento feminino’”, da autoria da mestre Mariana Viegas e do Prof. Doutor Jorge Veríssimo, foi eleita a Melhor Comunicação nas Jornadas do Grupo de Trabalho da Publicidade da SOPCOM.

Jornadas da Publicidade (Mariana Viegas e Jorge Veríssimo) (798x400)
A comunicação de Mariana Viegas e Jorge Veríssimo foi distinguida nas Jornadas da Publicidade.

O trabalho da autoria de Mariana Viegas, mestre em Publicidade e Marketing e Digital Platform Manager na Wella Company, e do Prof. Doutor Jorge Veríssimo, docente e investigador da ESCS e Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola, saiu da última edição das Jornadas do Grupo de Trabalho da Publicidade da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação) com a distinção de Melhor Comunicação.

A comunicação resultou da dissertação de mestrado “A construção do discurso publicitário das marcas na divulgação de questões sociais: a igualdade de género e empoderamento feminino na publicidade – O Caso Nike”, defendida por Mariana Viegas, em dezembro de 2021, e orientada por Jorge Veríssimo.

A decisão da Comissão Executiva das Jornadas, que decorreram, no passado dia 5 de janeiro, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, baseou-se em quatro critérios: adequação ao tema; contributo para os estudos na área da Publicidade; rigor académico; e estrutura/apresentação.

Ligados ou desligados? foi o tema da iniciativa, que visou “pensar sobre os diálogos estabelecidos na sociedade contemporânea e o seu impacto na publicidade na era da cultura digital e vice-versa, de forma a introduzir novas lateralidades na equação, que contribuirão para redefinir teorias e práticas no mundo académico e profissional”, lê-se no site da iniciativa.

Fotografia de Mariana Viegas: gentilmente cedida pela própria.
Fotografia de Jorge Veríssimo: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)